Pode lavar cabelo pintado?

Perguntado por: lcalixto . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Se você está acostumada a lavar seus cabelos todos dos dias, o indicado é reduzir essa frequência para duas ou, no máximo, três vezes por semana.

Além disso, evite lavá-los 24 horas depois de trocar a cor. O momento da aplicação é tão importante quanto os passos anteriores, por isso não pode ser ignorado.

Você não deve lavar o cabelo imediatamente antes de tingi-lo, pois isso remove os óleos naturais do couro cabeludo, que o protegem durante o processo de coloração. Por outro lado, é melhor fazer o permanente primeiro, para evitar que o processo danifique sua nova cor.

Enxague os fios em água fria ou morna
Já na hora de enxaguar a coloração dos cabelos, a dica final é preferir fazer essa lavagem com água fria ou morna.

E sim, pintar o cabelo quando ele está sujo é muito melhor do que com as madeixas limpas. O couro cabeludo produz uma oleosidade natural e quando você deixa as madeixas sem lavar antes de aplicar a coloração, o óleo protege o couro cabeludo e impede que a coloração o agrida tanto.

"Quanto mais você lavar o cabelo, mais você vai ter um desbotamento dos pigmentos sintéticos, dos tonalizantes, dos matizadores que a gente usa para poder construir a cor junto com a descoloração, então vai influenciar sim na durabilidade da cor", explica o hairstylist e embaixador de L'Oréal Professionnel, Rafael ...

Evite utilizar chapinha, secador e babyliss
O uso diário de secador, chapinha e babyliss impacta diretamente na saúde dos fios. Por isso, depois de pintar o cabelo, a dica é evitar essas ferramentas de calor até que os fios se recuperem do dano.

1- Faça Muita Umectação
Uma das características do cabelo pós-coloração, seja descolorido ou pintado, é o ressecamento, então fazer a umectação é uma das coisas que mais vão ajudar a nutrir e fortalecer o fio.

Embora seja a mais importante, a primeira lavagem com creme hidratante não é a única que entrega um melhor efeito nos fios. Dias depois do procedimento químico, você pode - e deve! - aproveitar o restante do produto para prolongar a cor e o brilho dos cabelos.

A hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar são alguns dos cuidados antes de pintar o cabelo que podem te ajudar a prolongar o brilho e a cor dos fios, além de reduzir os danos causados pela química agressiva. Nos meses que antecedem a coloração, experimente hidratar os fios pelo menos uma vez por semana.

O sol em contato com o cabelo ocasiona o desbotamento mais facilmente do fio. Para evitar que isso aconteça, aplique sempre antes um produto com filtro UV na fórmula. Além disso, em dias quentes, não esqueça o chapéu e bonés que bloqueiam o efeito ao ar livre.

Pode hidratar o cabelo logo depois de pintar? Sim, pode hidratar o cabelo logo depois de pintar. Inclusive, nos salões de beleza é comum que os profissionais façam um tratamento mais profundo depois de tingir os cabelos para mantê-los saudáveis, já que a química pode danificar os fios.

O melhor momento para colorir os fios é quando eles já estão sujos, ou seja, dois dias depois de lavar o cabelo.

"Esse processo envolve a abertura da cutícula e o depósito de pigmento. Depois do tempo de ação, essa parte da fibra capilar satura. Deixar a química mais tempo nos fios só causará ressecamento e até queda, em algumas ocasiões", explica Carlos.

Se você não lavar o cabelo, não apenas seu cabelo ficará "oleoso e coberto", mas também cheirará mal, haverá um impacto negativo nos folículos capilares que pode levar à queda de cabelo, e toxinas e bactérias nocivas também podem deixar um couro cabeludo doentio, diz Corby.