Qual a diferença entre tintura e tonalizante?

Perguntado por: iximenes3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

O tonalizante clareia de um a dois tons, enquanto a tintura cobre de três a quatro tons. Além disso, a tintura não é compatível com todos os tipos de químicas, diferentemente do tonalizante. Por fim, enquanto o tonalizante dura de 8 a 28 lavagens, a tintura depende do crescimento dos seus fios.

O tonalizante, usado para realçar as cores ou como cobertura de alguns fios brancos, tem uma duração menor do que a da tintura, já que desbota com mais facilidade. O tempo do produto no cabelo dura em torno de 12 a 28 lavagens, ou entre 30 a 60 dias, dependendo da marca da coloração.

Manutenção dos tonalizantes tem uma alta frequência
Quem gostou do resultado do tonalizante e quer manter a cor intacta tem de 20 a 30 dias para retocar o produto antes que os fios desbotem.

A tintura, ao contrário do tonalizante, retira a cor natural dos fios e substituí pela cor desejada. O tonalizante é uma coloração semipermanente que deposita pigmentos de cor na cutícula do fio. Age como maquiagem, ou seja, desbota à medida que se lava o cabelo. O tonalizante dá mais brilho porque é menos abrasivo.

1. Wella Soft Color. Um tonalizante da Wella bastante utilizado é o Wella Soft Color. Ele não contém amônia e, por isso, danifica menos os cabelos que uma tintura comum.

Apesar de terem a mesma finalidade, há algumas diferenças entre colorir o cabelo com tonalizante ou tintura. Enquanto a coloração cobre 100% de fios brancos, tonalizar os fios deixa uma camada mais natural, porém que desbota mais rápido – e pode ser uma boa opção pra quem não quer perder o aspecto original dos fios.

Desse modo, a tinta confere 100% de cobertura, brilho intenso e permanente, contudo, resseca mais o cabelo e exige mais retoque na raiz, em caso de diferença muito forte de tonalidade. Por outro lado, o tonalizante é menos agressivo, ressecando menos os cabelos, embora não proporcione os mesmos resultados da tinta.

Por ter menos componentes químicos agressivos, o tonalizante resseca menos os fios do que a tintura permanente. Muitos produtos, inclusive, fazem a função de colorir e hidratar. Ainda assim, não deixe de lado os tratamentos pós-coloração, como uma boa hidratação ou reconstrução dos fios.

Tonalizante por mais e menos tempo
O excesso de pigmentação pode prejudicar a textura e a cor dos fios.

Quem está com queda aumentada de cabelo ou tem alopecia androgenética (calvície) pode pintar o cabelo? Sim!

Você sempre deve optar por uma cor parecida com a que está em seu cabelo (ou no máximo um tom mais claro), seja ele tinto ou natural. Tonalizantes sem oxidantes tem a função de intensificar a cor, o brilho, e incorporar nuances e reflexos, de acordo com a tonalidade escolhida.

tinta permanente

Qual tinta dura mais no cabelo branco? A tinta permanente é a melhor escolha para quem tem cabelo branco, especialmente, em grande quantidade, com um volume acima dos 40% dos fios. Além de mais durabilidade, ela amplia a cobertura, reduzindo a frequência de retoques.

De maneira geral, o mais recomendado por especialistas, é não misturar coloração com tonalizante na hora da aplicação, uma vez que os dois produtos possuem composições diferentes e podem causar danos.