É melhor espremer a espinha ou deixar secar?

Perguntado por: garruda . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 17 votos

Espremer espinhas: se você faz, fique sabendo que essa não é a melhor forma de eliminar as lesões, muito pelo contrário. Mexer nessas feridas pode agravar a inflamação, tornando o quadro ainda mais complicado!

Sabemos, a tentação de mexer na espinha pode ser grande, mas, a essa altura, você já sabe que é uma péssima ideia! Além de poder causar mais inflamação e até infeccionar a região, você pode machucar sua pele e ficar com aquela cicatriz por muito tempo.

Nunca esprema ou cutuque cravos e espinhas ou qualquer outra coisa que apareça na pele. Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro.

Independente se a espinha for externa ou interna, é importante não espremer, ao invés de ajudar isso só piora a situação. Qualquer tentativa de espremer a espinha pode inflamar e dependendo da gravidade pode até se formar uma cicatriz no rosto.

Cravos e espinhas são parte da acne, uma doença de pele. E eles têm uma coisa em comum: não devem ser cutucados ou espremidos –nem para tirar aquela gosma amarela nojenta, conhecida como pus.

- desde o período que ainda é apenas uma vermelhidão até o seu desaparecimento. “Eu acredito em uma média de uma semana, mas tudo pode variar. Se o paciente manipular aquela região, por exemplo, pode estender esse tempo”, pontuou.

Aposte em ativos antioleosidade e antiacne
Produtos que contém ativos como Ácido Salicílico, Ácido Mandélico, Niacinamida, entre outros, são conhecidos por ajudar a secar as espinhas rapidamente.

É proibido espremer espinha
Verdade. Essa é a primeira e principal regra. Espremendo o que parece ser uma inocente espinha, você não só está correndo o risco de contaminar a pele com micro-organismos, como pode aumentar o processo inflamatório e também causar manchas e cicatrizes.

Sua erupção é vermelha? Isso significa que a espinha ainda não está madura, então você vai precisar lhe dar alguns dias para conseguir eliminá-la. Se você começar a ver que a ponta está esbranquiçada (de pus), pode ser a hora de atacar. Mas, é melhor fazê-lo após o banho, quando a pele estiver limpa e macia.

Se você não tratar vai demorar mais tempo, mas se usar secativo, sabonete, etc ... pode durar muito menos. Eu diria que uma espinha pode durar de dois a dez dias”, revelou.

O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz. Isso pode ser feito três vezes por uma hora, com 10 minutos de intervalo.

O pus de uma espinha é o acúmulo de células inflamatórias da pele.

O gelo é anti-inflamatório e reduz o inchaço da espinha rapidamente. “Vale a pena também esfoliar a pele levemente com um produto que contenha partículas esfoliantes que não agridem tanto a pele e usar um tônico adstringente com ativos secativos e bactericidas.

O dermatologista Erasmo Tokarski explica que, com muito cuidado, pode-se espremer cravos e espinhas. É raro dar algum problema mais grave — como meningite, no caso do nariz. Os cravos podem inflamar e virar uma espinha. Se a espinha estiver amarela, ou seja, com pus dentro, Tokarski diz que é permitido removê-la.

O pontinho amarelo é uma pústula, um acúmulo de pus, que deve ser retirado para que a espinha seque. Mas espremer não é indicado.

Passe um secativo
Aplique um produto que contenha ácido salicílico na fórmula. Ele ajuda a reduzir o inchaço da espinha, mesmo em poucas horas. Só não exagere na dose, para a pele não ficar com aspecto ressecado.