Pode passar limão na espinha?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Pode parecer bom demais para ser verdade, mas os limões são antibactericidas e ajudam no tratamento da acne. Corte uma fatia da fruta e esprema sobre a pele do rosto e os cravos logo irão desaparecer. Neste caso, também evite o sol!

O ácido cítrico do limão contribuirá para a esfoliação da pele, o que removerá as células mortas e permitirá emparelhar os “tons” de pele. IMPORTANTE: toda receita com limão deve ser feita durante a noite e nunca quando for se expor ao sol, pois pode manchar ainda mais a sua pele.

De acordo com a expert, o limão pode ter ação uniformizadora devido ao seu ácido cítrico, mas esclarece que seu uso direto na pele não é seguro. “Junto com esse ácido há outros componentes que podem causar queimaduras profundas e gerar exatamente o efeito contrário, manchando a pele”, explica.

O suco de limão, por exemplo, é conhecido por suas propriedades adstringentes e antibacterianas. Aplique suco de limão fresco nas espinhas com um cotonete e deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar com água morna. Outro tratamento que pode ser útil é a aplicação de pasta de dentes nas espinhas.

A vitamina C, por ser um potente composto antioxidante e antiinflamatório e também pode auxiliar no tratamento da acne. Portanto, a alimentação deve incluir acerola, abacaxi, laranja, limão, morango, goiaba, limão e pimentão.

Aposte em ativos antioleosidade e antiacne. Produtos que contém ativos como Ácido Salicílico, Ácido Mandélico, Niacinamida, entre outros, são conhecidos por ajudar a secar as espinhas rapidamente.

“O uso do limão na pele não é recomendado pois pode causar manchas irreversíveis, além de fitofotodermatose, que são lesões de queimadura de 2º grau”, alerta.

A exposição ao sol após o contato com o limão ou qualquer fruta ácida e algumas plantas, provoca manchas na pele com tonalidades marrons. Tais manchas são causadas por uma manifestação alérgica denominada fitofotomelanose e ocorrem principalmente nas mãos, braço e boca (locais mais propensos ao contato).

Uma colher de açúcar e um limão são os únicos ingredientes que precisa para esta máscara. Faça em um recipiente para misturar e um algodão para aplicar sobre o rosto. O resultado final será mais líquido que cremoso, aplicá-la usando só os dedos é complicado. Esprema o suco de um limão e acrescente o açúcar.

As manchas provocadas pelo limão tendem a sair com o tempo, clareando em alguns meses. Porém, é possível realizar algumas técnicas que amenizam os efeitos das manchas na pele e aceleram o seu processo de clareamento.