Quanto tempo tem que ficar com a cara no gelo?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 7 votos

Além disso, também vale lembrar que qualquer coisa em excesso pode ser ruim. Por isso, não realize o procedimento várias vezes ao dia, prefira fazê-lo uma vez ao dia, pela manhã ou à noite. E não demore mais do que 2 minutos para concluir o processo.

A dermatologista Monique Dalapicola, Instituto Pele, explica que o hábito de usar gelo direto na pele não é saudável. "O gelo aplicado diretamente na pele, pode causar lesões e até queimaduras.

Usar gelo na pele é muito mais do que uma simples modinha. Essa técnica ajuda mesmo a refrescar a pele, amenizar os poros dilatados, desinchar o rosto, amenizar a aparência cansada das olheiras e até diminuir a inflamação de uma espinha.

Gelo para aliviar o inchaço
Portanto, se a acne estiver muito inflamada, fazer a aplicação do gelo pode ser uma boa técnica para reduzir o inchaço. Mas não coloque o gelo diretamente no rosto, use uma toalha para cobrir o cubo e não machucar ou sensibilizar a pele. Aplique por 10 minutos e retire.

A técnica pode ser usada várias vezes ao dia, especialmente de manhã, para disfarçar as manchas escuras abaixo dos olhos. Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar na dose de gelo, pois mudanças bruscas de temperatura também podem causar queimaduras e paralisia facial.

Melhore o aspecto das espinhas
O gelo diminui a vermelhidão e o inchaço da espinha, ajudando também a desinflamar a acne e aliviar a dor que ela causa. Coloque um cubo de gelo dentro de uma toalha limpa e pressione pontualmente contra a espinha por 5 a 10 minutos.

Gelo no rosto ameniza as olheiras
Ao aplicar o gelo no rosto, esses vasos sanguíneos são contraídos, fazendo com que a melhora seja imediata. Para isso, a dica é enrolar alguns cubos em uma toalha e deixá-la sobre as olheiras durante alguns minutos.

Compressa de gelo
Quer mais ajuda na hora de reduzir o inchaço e o desconforto? A dica fica por conta da aplicação de uma compressa de gelo na área tratada. Lembre-se de nunca colocar gelo diretamente na pele ou nos lábios. Existem compressas de gelo feitas especialmente para você usar.

O que acontece na verdade é uma reação chamada vasoconstrição, ou seja, a compressão dos vasos sanguíneos. Os efeitos são a redução do inchaço, diminuição dos poros e da vermelhidão causada por espinhas e inflamações. Existe também uma técnica parecida, conhecida como crioterapia.

“Precisamos ter cuidado, porque, se deixamos o gelo por um tempo prolongado, ele vai causar queimadura na pele, queimadura com coisas geladas também acontecem. Isso causa lesão na pele, alteração na pigmentação, e pode ficar realmente machucado”, alerta Vanessa Perusso.

O ideal é tratar a acne com um sabonete específico, e lavar o rosto três vezes ao dia com água morna. Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo.