Pode comer ovos todos os dias?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Pode comer ovo todos os dias? Sim, você pode comer ovo todo dia. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto de proteínas bem aproveitadas pelo organismo, bem como de vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.

A melhor maneira de consumir o ovo é cozido, pois assim não há o acréscimo de gorduras e aumento de calorias (um ovo cozido de 100 gramas contém cerca de 155 calorias). Porém, uma omelete feita com pouco ou sem óleo também é uma opção interessante.

Aumento da massa muscular: por ser fonte de proteínas e vitaminas. Controle da pressão arterial: possui vitamina D. Colesterol: o ovo auxilia no metabolismo. Protege a visão: reduzem riscos de catarata e que o olho degenere.

O ovo é uma excelente escolha para começar o dia, pois fornece uma sensação de saciedade, ajudando a controlar o apetite ao longo da manhã. Além disso, o consumo no café da manhã pode ajudar a manter níveis estáveis de açúcar no sangue, evitando picos de glicose e ajudando a regular a energia ao longo do dia.

Pode ser consumido todo dia. Aumenta a massa muscular. Ajuda a controlar a glicemia. Contribui para ossos mais fortes.

Sim, você pode comer ovo todo dia. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto de proteínas bem aproveitadas pelo organismo, bem como de vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

O vegetal de folhas escuras alcançou o topo por conter não apenas as vitamina C e A, mas também ferro, potássio, magnésio, cálcio e componentes antioxidantes. O estudo aponta para a capacidade medicinal da planta de desintoxicar o corpo e purificar o sangue.

Os estudos sugerem uma média de 2 a 3 ovos inteiros por dia, mas não existe uma quantidade certa, porque é muito individual. Há pessoas saudáveis e muito ativas, por exemplo, que consomem pouco mais que 3 ovos por dia sem problema algum.

Comer ovo no café da manhã é uma boa pedida para aumentar a ingestão de proteínas na refeição, o que dá mais saciedade e evita aquelas beliscadas desnecessárias antes da próxima refeição. O importante é tomar cuidado com o preparo. Dá para fazer ovo até usando água, evitando assim a adição de gorduras.

A gordura saturada no ovo
Essa gordura tem sido associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, pois pode aumentar os níveis de colesterol no sangue.

No geral, não existe um consenso de quantos ovos podem ser consumidos por dia. Mas, tenha certeza de que cerca de 3 unidades diárias não geram nenhuma consequência negativa. Inclusive, atletas de alto desempenho podem ultrapassar essa quantidade. Sendo assim, não há perigo algum em comer ovos todos os dias.

Por que o ovo inteiro é melhor
Falando em números exatos, a resposta pós-treino de construção de músculos entre quem comeu o ovo inteiro foi 40% maior do que a da turma que ficou somente com as claras. A gema do ovo é rica em cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina A e D, riboflavina e niacina.

O consumo dos ovos no período noturno é essencial para garantir que o processo de catabolismo não se inicie durante o sono, sendo ideal para as pessoas que desejam manter e desenvolver a massa muscular sem riscos de ganhar peso.

“E embora o ovo seja um alimento saudável, ele também possui calorias. E, por isso, quem quer perder peso deve consumi-lo com moderação”, afirma. Segundo ela, o recomendado, nesse caso, geralmente varia de um a três ovos por dia, intercalando com outras fontes (também boas) de proteínas.