Quando abaixar o fogo do feijão?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Deixe ferver em fogo alto e, depois que a panela de pressão começar a apitar, abaixe o fogo e conte 45 minutos para o feijão cozinhar. Caso os grãos ainda não estejam no ponto, deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Quando começar a apitar conte 20 minutos. Pode desligar o fogo, pois o alimento cozinha com a pressão. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e prove o feijão para ver se amoleceu. Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa.

Sabor: Se o feijão tiver um gosto estranho, ácido ou amargo, pode ser um indício de que ele azedou. O feijão cozido deve ter um sabor suave e agradável. Textura: Observe a textura dos grãos. Se estiverem muito moles, desmanchando facilmente ou com uma textura viscosa, isso pode ser um sinal de deterioração.

Depois de cozinhar o feijão como de costume, abra a panela e acrescente, aos poucos, algumas colheres da biomassa. Coloque uma colher de cada vez, mexa bastante para que ela “derreta” e se integre com o caldo, e veja se há necessidade de acrescentar mais ou não.

Coloque o feijão lavado numa panela comum, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, desligue e tampe. Deixe assim por uma hora, para hidratar os grãos. Depois é só escorrer e está pronto para cozinhar.

Leve ao fogo alto até ferver. Assim que o pino começar a chiar e a balançar (soltando a pressão), abaixe o fogo e deixe cozinhar. Depois que o tempo de cozimento terminar, desligue a panela e espere esfriar para sair toda a pressão de dentro antes de abrir. E atenção: nunca abra a panela sem retirar a pressão!

“Nessa hora, eu tiro a espuma branca que fica no feijão e cozinho em outra água, rapidamente. É mais saudável e super prático”, sugere. Essa espuma, de acordo com Cilene, é prova de que a fermentação ocorreu e de que o produto está livre das substâncias que prejudicam a absorção dos nutrientes.

Durante o cozimento, ele aumenta de tamanho e boia no caldo, por isso muitas pessoas têm essa falsa impressão. Porém, na prática, não há problema algum, pois se trata de um alimento igualmente saudável e que segue os mais altos padrões de qualidade ainda que esses brotinhos se soltem.

Resumindo, ele basicamente atrapalha a digestão e absorção de nutrientes. Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas.

O que se percebeu é que o feijão que escurece tem perda de compostos fenólicos, principalmente o kaempferol. Eles e outros compostos se degradam formando compostos pigmentados que dão a coloração escura ao grão. No grão que não escurece esses compostos não se reduzem como nos demais.

Quantidade de água
Quando colocada em pouca quantidade, pode tornar o feijão duro, já o contrário, fará com que ele fique muito suave, o que não é tão bom. Por isso, o ideal é colocar 1 xícara (chá) de feijão para 2 xícaras (chá) de água.

Para deixar seu feijão ainda mais gostoso, você pode refogar pedacinhos de calabresa ou de paio junto com a cebola e o alho. Quer deixar ainda mais gostoso? Frite pedacinhos de bacon, escorra bem e sirva por cima do feijão — também vale cheiro-verde e outras ervas frescas!

O feijão só deve ser temperado após o seu cozimento, isso porque o sal pode romper a casca do feijão, e ele perderá sua consistência. Durante o seu preparo, água e uma folha de louro podem ser o suficiente. Deixe para adicionar o sal e demais temperos no final do seu preparo.

Coloque o feijão na panela de pressão e encha de água com até 2/3 da sua capacidade. Adicione uma folha de louro. Cozinhe em fogo alto até começar a pegar pressão, depois diminua para o fogo mínimo e mantenha por aproximadamente 15 minutos.