O que é pontinho preto no ovo?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Se encontrar pontos pretos ou verdes dentro do ovo, ele foi contaminado for fungos e deve ser jogado fora. Se a gema de um ovo cozido tiver um contorno verde, ela foi cozida demais ou cozida em água com grandes concentrações de ferro. O ovo ainda pode ser consumido.

Não é um embrião, como algumas pessoas dizem, é uma mancha de sangue. É o resultado de uma pequena lesão durante a criação do ovo dentro da galinha. 99% de todos os ovos vendidos nas lojas não são fertilizados. É assim que uma mancha de sangue se parece.

Isso é algo natural e às vezes tão pequeno que passa despercebido pelos controles de qualidade das empresas produtoras. De acordo com a organização Egg Safety, um ovo com um ponto de sangue pode ser consumido, ou seja, não é prejudicial à saúde. Basta garantir que o alimento esteja bem cozido.

Basta remover o sangue com a ponta de uma faca. No entanto, se a mancha for muito grande e cor-de-rosa, então o recomendável é descartar o alimento, já que o sinal pode indicar infecção por uma bactéria chamada Pseudomonas SP, que pode causar intoxicação.

As manchas de sangue aparecem durante a ovulação das aves, tanto no ovário quanto no tubo entre o órgão e o útero, que, nas galinhas, se chama oviduto. Em sua criação, os ovos estão em sacos cheios de fluido, os folículos. Estes, por sua vez, ficam nos ovários e possuem uma densa rede de vasos sanguíneos.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água. Ambos os testes funcionam porque o ovo é um alimento composto principalmente de água e com casca porosa.

Um ovo estragado possuirá um odor acre e podre quando aberto. O cheiro sulfuroso será percebido assim que o ovo for quebrado (e possivelmente antes) e ele deve ser jogado fora. Um ovo estragado tem um odor podre mesmo estando cozido.

A chalaza pode ser encontrada dos dois lados da gema, e sua função é manter a gema no meio do ovo – uma espécie de âncora. A chalaza é comestível, portanto, não há necessidade de removê-la. Na verdade, esse fio é sinal de que o ovo é fresco. Isto é proteína pura!

Além disso, apesar de ser raro, a gema também pode causar alergia. Pois o sistema imunológico interpreta algumas proteínas como componentes agressivos.

Se alguma delas apresentar mofo ou bolor, certamente os ovos não serão de qualidade, pois pode ter ocorrido contaminação devido à microporosidade da casca.

As manchas de sangue são raras, mas seguras e podem ser encontradas tanto em ovos comprados em lojas quanto em ovos frescos. Elas desenvolvem-se na altura de a galinha por o ovo, quando pequenos vasos sanguíneos nos ovários se rompem.

A salmonelose é uma infecção alimentar causada pela bactéria Salmonela sp. Os sintomas comuns da doença incluem dores abdominais, diarreia, calafrios, náusea e vômito. A Salmonela, encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes, é uma bactéria que oferece sérios riscos à saúde.