Pode coçar as estrias?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4 / 5 16 votos

Mas afinal, é verdade que coçar a pele dá estrias? Não é o ato de se coçar que provocará as cicatrizes, não importa quão vigorosa seja a fricção! Estrias são cicatrizes decorrentes do rompimento de fibras na pele, cujo aparecimento é favorecido por diversos fatores, entre eles hormonais e genéticos.

A coceira é uma consequência das estrias e não sua causa. Algumas pessoas sentem coçar a pele quando as fibras elásticas da pele estão se rompendo. Outras chegam a sentir ardência e dor durante o rompimento.

O óleo de coco pode reduzir a inflamação e coceira das estrias vermelhas. Podendo até amenizá-las.

"Fragilizada, fica mais sujeita a apresentar estrias do que uma pele hidratada e bem nutrida", informa. Usar a bucha para esfregar a pele também seria um motivo para agredir a pele que, conforme explica a profissional, se for submetida à tensão pode ter as fibras elásticas rompidas.

A calça apertada, principalmente na região das coxas, é um outro fator agravante para o aparecimento das estrias. A razão disso é simples: com a calça mais apertada, há um maior atrito do tecido com a pele e, com o tempo, podem aparecer pequeninas cicatrizes ou marcas que vão ajudar no desenvolvimento delas.

Estrias não somem, mas podem ser tratadas e diminuídas
Infelizmente, ainda não existe nenhum processo que faça com que as estrias desapareçam por completo, mas há aquelas que podem ser tratadas. Isso acontece porque, após o rompimento dessas fibras, não há mais materiais de regeneração no local.

Cremes e loções enriquecidas
Os ácidos ajudam a estimular a produção de colágeno na pele, por isso, podem ser usados para tratar as estrias brancas e as vermelhas. O peeling químico, por exemplo, é um tratamento que também usa ácidos para renovar a camada superficial da pele.

6. Alguns desaparecem e outros podem ser tratados. Ao longo do tempo, a maioria das estrias tende a atenuar-se e algumas desaparecem completamente. Mas esse processo normalmente leva mais de um ano.

Alimentação (frituras, doces, carboidratos refinados, álcool, refrigerante, alimentos processados etc);

A hidratação da pele acontece com a ingesta adequada de água ao longo do dia e o uso de cremes hidratantes. Uma pele bem hidratada sofrerá menos prurido à medida que estica, o que evita a coceira e a piora das estrias.

Suaviza estrias vermelhas
Como dito anteriormente, o processo de esfoliação melhora a circulação de sangue no corpo e incentiva a produção de colágeno e fibras elásticas, devolvendo elasticidade à pele e amenizando a aparência de estrias que são mais recentes.

A técnica de camuflagem de estrias é a maneira mais rápida de acabar com as marquinhas, além de ser a mais segura. Para isso há duas opções: realizar a micropigmentação da estria com uma tinta da cor da sua pele ou realizar uma tatuagem artística.

O que geralmente é feito, no caso das brancas, é causar um processo inflamatório maior na região a ser tratada. Isso é realizado pois elas são consideradas mais difíceis de serem tratadas do que as estrias vermelhas.

Por ser um tipo de cicatriz cuja formação se dá após o estiramento das camadas de pele, não é possivel fazer com que as camadas que foram rompidas voltem ao seu estado original. Por isso, não se pode afirmar que há cura definitiva para estrias brancas.