Pode beber no islamismo?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 3 votos

O livro sagrado do Islã sugere evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois afirma que provoca intoxicação e torna o Mal maior do que o Bem. Por sinal, os muçulmanos mais radicais se negam até a mesmo a encostar em garrafas de cerveja e vinho.

Os biógrafos de Maomé atribuem a proibição do álcool ao fato de que o tio do Profeta, Hamzah, possuía um comportamento "beberrão", portanto, inadequado às práticas sagradas exigidas pela religião. Contudo, o problema envolvendo o uso do álcool parece ser anterior, derivaria da própria tradução da palavra (khamr).

Os muçulmanos não bebem nada que contenha álcool porque o Alcorão proíbe tudo o que cause intoxicação e diz que o mal causado, o pecado, é maior de que o bem. A proibição vale mesmo que seja necessária grande quantidade de uma bebida para haver a intoxicação: não se deve beber nem mesmo pouco dela.

Por conta da religião, é proibido beber no país e poucos lugares tem autorização para vender bebida alcoólica. Uma decisão de última hora proibiu a venda de bebidas alcoólicas nos estádios da Copa do Mundo no Catar.

Pilares da religião muçulmana: as 5 leis fundamentais

  • Proclamação de fé Trata-se da Shahada, que é o testemunho do muçulmano de que ninguém merece ser adorado, a não ser Allah (Deus), e que Maomé é seu mensageiro. ...
  • Oração. ...
  • Caridade compulsória. ...
  • O jejum do Ramadã ...
  • Peregrinação à Meca.

Durante o Ramadã, os muçulmanos devem jejuar da Aurora ao pôr do sol. Neste período não é permitido consumir nada sólido, gasoso ou líquido – incluindo água, soro ou até mesmo fumar. No período também não é permitido ter relações sexuais.

Os muçulmanos não podem consumir porco, alimentos com álcool etílico, carnes ou vegetais intoxicados. Eles só devem comer frango ou carne bonita caso o abate tenha sido halal, ou seja, o animal degolado vivo, com o corpo voltado para a cidade sagrada de Meca e pelas mãos de um muçulmano.

Artigo 1º - Fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas, de qualquer gênero, e seus derivados, no interior de veículos públicos ou privados de transporte coletivo de passageiros autorizados, permitidos ou concedidos pelo Estado de São Paulo, ou por suas secretarias, autarquias e demais órgãos.

Artigo 1º - Fica proibido, no Estado de São Paulo, vender, ofertar, fornecer, entregar e permitir o consumo de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos de idade.

Nem mesmo beijos no rosto são permitidos no país. Moradores dizem que há prostituição e encontros homossexuais como em outros países — mas de forma discreta, e principalmente entre os estrangeiros. Em resumo, pode-se fazer quase tudo, mas depende da pessoa, e depende do momento.

3. Demonstrar afeto em público. Abraçar, apertar as mãos e beijar não são permitidos em público. Qualquer intimidade em público entre homens e mulheres (inclusive entre adolescentes) pode levar à prisão.

A lei islâmica proíbe o consumo de álcool, razão pela qual o código penal do Catar afirma, em seu artigo 270, que “ingerir qualquer bebida alcoólica em local público ou abrir loja ou casa para venda de bebidas alcoólicas será punido com pena de prisão até seis meses e multa até 3 mil riais”.

Sobre punições, o livro aconselha o marido a repreender a mulher, "bater com a mão ou uma vara", esconder dinheiro dela ou "puxá-la pelas orelhas", mas deve "evitar bater em excesso".

Para aqueles, ser um "bom" muçulmano implica realizar, sempre que possível, as cinco orações diárias e, dessa forma, "dar-se a Deus" todos os dias e não apenas ocasionalmente.