Para que serve o lado fosco do papel alumínio?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Quando envolvemos um alimento em folha de alumínio, o lado fosco deve ser aquele que fica em contato com o ar. O lado brilhante, fica em contacto com o alimento. Isto porque a face brilhante vai evitar a dissipação do calor absorvido.

O papel filme grudado é outro problema frequente na cozinha. O plástico, muito utilizado para fechar embalagens e preservar alimentos, adere com facilidade e até puxar a ponta dele pode ser um sufoco. O truque para soltar o papel filme grudado é bem simples: colocar o rolo na geladeira.

A resposta para o questionamento acima é: o lado brilhante deve sempre estar virado para a parte interna, ou seja, aquele que fica em contato com o alimento que está sendo coberto. Logo, o lado fosco do papel alumínio deve estar virado para a parte externa, exposto ao forno.

O certo é colocar o lado brilhante para dentro! Isso porque esse lado brilhante, por ser mais liso e menos aderente, impede que os alimentos grudem em sua superfície, mantendo aquela textura irresistível dos alimentos assados.

Funciona assim: a parte com brilho do papel faz com que o calor se concentre por dentro e asse as carnes de um jeito bem mais rápido, deixando também o calor se espalhar por igual. Isso deixa o alimento mais suculento e com um caldinho irresistível.

Para preparações que serão levadas ao forno, o papel alumínio deve sempre ficar com o lado brilhante voltado para dentro, ou seja, em contato com a comida. Assim, a temperatura fica mais concentrada e acelera o processo de cocção do alimento.

Para garantir os benefícios do material, é necessário usá-lo corretamente. A parte brilhante deve ficar para dentro, já que possui um tratamento que impede que o alumínio contamine a comida e que ela grude no papel.

Lembre-se sempre disso: lado brilhante virado para o alimento, para refletir o maior calor possível. Desta forma, [o alimento] cozinha de maneira mais eficiente”, explica o chef britânico Tom Kerridge em vídeo da BBC.

O papel alumínio só deve ser colocado na airfryer quando pedido na receita, como em preparações de bolos, carnes e molhos, por exemplo.

Uma dica que o TudoGostoso dá é se certificar de não cobrir os dois cestos, apenas o interno, para não atrapalhar o fluxo do ar quente. Ah, e não se esqueça de que o lado brilhoso do papel-alumínio é o lado que deve estar em contato com a comida.

“Nosso cabelo tem ligações de íons positivos e negativos como todas as coisas ao redor do globo que possuem energia estática. O papel alumínio tem a capacidade de reduzir o frizz, porque ele é um isolante, que consegue isolar a energia estática que tem no cabelo”, explica Mariana Mageschi.

Um truque compartilhado no TikTok para eliminar o frizz do cabelo viralizou na web. Trata-se de passar um pedaço de papel alumínio nas mechas, pressionando os fios até eles ficarem uniformes. Famoso por testar novidades de beleza, o perfil no Instagram @espiadefarmacia experimentou a técnica e o resultado impressionou.