O que fazer quando a polenta em Pelotas?

Perguntado por: osantana3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Como SALVAR? Se truque algum conseguiu evitar da receita empelotar, ainda tem um jeito. Geralmente, bater a mistura no liquidificador e passá-la depois pela peneira pode salvar o preparo, retirando os grumos. E não tem contra-indicações, a consistência costuma se manter.

Assim que perceber que o creme empelotou, coloque-o imediatamente no liquidificador e bata até que os grumos se desfaçam e o creme fique lisinho.

O segredo para evitar os temidos grumos na massa? Dissolver a farinha de milho em água fria antes do preparo. Ela deve ficar com consistência de pasta. "Para a polenta pré-pronta, você só precisa ferver o líquido e adicionar a polenta aos poucos, misturando com um batedor de claras", explica Yasmine.

Agora, se você quiser muito requentar a polenta, nossa dica é levar à panela com mais líquido quente e misturar bastante com o fouet. Lembrando que, ao esfriar, a polenta forma uma película que a impede de ficar totalmente lisinha e cremosa de novo, mas se você acha que vale a pena, manda ver!

Quando a polenta ficar muito mole e você não tiver mais fubá para engrossar, substitua por um pouco de maisena dissolvida em água e deixe ferver mais um pouco. Para evitar que a polenta encaroce, não coloque o fubá diretamente na água. Dissolva antes em água fria e depois adicione à água fervente.

O que fazer se ela ficou muito consistente e quero ela mais molinha? Pode adicionar um pouco mais de líquido quente na panela (caldo de legumes, caldo de frango, leite, água). É importante que o líquido esteja bem quente ou mesmo fervente, para não empelotar.

5 dicas para não empelotar o amido

  1. Dissolva o amido em líquido frio antes de levar ao fogo. ...
  2. Utilize a mesma quantidade de amido e líquido para dissolver. ...
  3. Use um fouet (batedor de claras) para misturar. ...
  4. Misture até ferver. ...
  5. Dissolva o amido em outros meios, como a gordura.

Dica: o fubá antes de fritar é para deixar a casquinha da polenta bem crocante e ainda evita que ela encharque, ela fica sequinha.

Depois de hidratados, os grãos são triturados e torrados, resultando na farinha que você conhece bem e que tem flocos mais grossos e bem secos – em algumas regiões, a farinha de milho flocada é também chamada de farinha biju.

Obs: A polenta deve ser preparada ainda congelada, quando retirada do freezer. Não descongelar o produto.

Ao esfriar, a polenta forma uma película, portanto, ao requentar, não vai ficar totalmente lisinha e cremosa.

Afinal, como saber se o fubá está cozido? O ideal é experimentar. “Se você ainda sentir os grãos do fubá, que está arenoso, ainda não está pronto”, alerta. Para uma polenta de textura delicada, o fubá precisa estar bem cozido.