Que materiais não podem ir no microondas?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

garrafa térmica, papel alumínio, papel e papelão comuns, metais, isopor, panelas, saco de padaria e talheres nunca podem ser aquecidos no micro-ondas, viu?

Alimentos que merecem atenção:
Alimentos com pele, membrana ou casca, como tomate, linguiça, batata, pimentão, entre outros, devem ser perfurados antes de irem ao micro-ondas. Isso porque, caso contrário, eles podem explodir. Ovos não podem ser preparados ou aquecidos no micro-ondas.

papel alumínio

Não, não pode colocar papel alumínio no micro-ondas. Trata-se de um metal com alta capacidade de condução de energia, mas não resistente o bastante para suportar o calor gerado dentro do micro-ondas.

Além do plástico polipropileno, outro tipo de plástico seguro para usar no microondas é o policarbonato. Mas, se você estiver usando um recipiente de plástico que não seja polipropileno ou policarbonato, é sempre melhor verificar com o fabricante antes de colocar o plástico no microondas.

alumínio

As formas de alumínio resistem a todo o tipo de mudanças extremas de temperatura. Sendo assim, você pode utilizá-las para cozinhar, congelar, aquecer e ainda deixar o alimento na própria embalagem para ir à mesa.

Agora, imagine que, depois de várias horas de preparo ou até mesmo no dia seguinte, você pega o café requentado e o submete a um novo aquecimento, e pior: no forno. Ele estará completamente oxidado, com as propriedades originais totalmente alteradas. É por isso que o café requentado no micro-ondas faz mal.

Prato de porcelana: pode!
Pratos de porcelana podem ir ao micro-ondas em preparações curtas, isto é, para aquecer uma refeição ou mesmo derreter um chocolate.

Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!

Proibidos: – Peças de alumínio e inox; podem causar faíscas e danificar o produto. – Recipientes de papel; podem pegar fogo. – Plásticos impróprios para uso em micro-ondas; podem derreter e contaminar os alimentos.

Com a tampa fechada, coloque-a no microondas e aqueça por 5 minutos em potência média/alta. Abra a marmita (cuidado: vapor quente) e verifique a temperatura na parte central do alimento. Se ali ainda estiver frio ou gelado, recoloque a tampa e aqueça por mais 1 ou 2 minutos.

5: Polipropileno : PP
Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.

O mais seguro para colocar no micro-ondas são os recipientes que possuem o número cinco dentro do triângulo, pois isso significa que o plástico é polipropileno. Esse material é mais resistente ao calor, assim, o risco das suas substâncias se combinarem com alimentos e líquidos que existem dentro deles é menor.

Muitas vezes colocamos alimentos no micro-ondas em recipientes e embalagens de plástico, mas alguns cientistas alertam para o risco de ingerir ftalatos. Quando expostos ao calor, esses aditivos plásticos podem quebrar e penetrar nos alimentos.

Uma dúvida frequente é se pode colocar vidro no micro-ondas. Vidro é um material resistente, porém, dê preferência para os apropriados, principalmente os temperados, eles resistem mais a temperaturas mais altas. Mas não abuse!

A marmita de isopor não pode ser utilizada no micro-ondas pois geralmente é fabricada a partir do composto Poliestireno, que, quando aquecido diretamente no micro-ondas, libera uma substância tóxica.