Como saber se o pote de vidro pode ir no microondas?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!

Marinex Facilita derrete tampa no microondas!!! (tem indicação de microondas na tampa e válvula para saída de vapor)

Alguns tipos de vidro, como é o caso de vidros não refratários, não devem ir de jeito algum para o microondas. Afinal de contas, se se coloca vidros não refratários no micro-ondas, a tendência é que eles se estilhassem ao atingirem altas temperaturas. Da mesma forma, o ideal é evitar aquecer alimentos em cristais.

No caso dos recipientes de porcelana, não podem entrar no forno aqueles que possuem detalhes em dourado ou prateado. Esses enfeites são metálicos e vale lembrar que esse material em hipótese alguma, seja no detalhe de uma louça ou um pote todo de alumínio, pode entrar no micro-ondas, já que pode causar um incêndio.

5: Polipropileno : PP
Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.

O vidro temperado costuma ser identificado em um dos cantos, apresenta pequenas ondulações em sua superfície (resultado do processo de fabricação) e pode ser detectado mais facilmente através de luz polarizada; já a laminação é possível perceber através da presença de uma 'linha' na borda do vidro, indicando a junção ...

Ela pode ser levada e ser esquentada diretamente no microondas sem explodir e, claro, liberar substâncias tóxicas.

Para você que procura como saber se o vidro é refratário, geralmente as peças de vidros refratários possuem símbolos de indicação e/ou apresentam o fundo rugoso; alguns utensílios de cerâmica podem ainda ter o fundo de outra cor. – Pode ser colocado diretamente na boca do fogão, ou terá um desenho relacionado ao fogão.

O material mais seguro para ser levado ao forno é o chamado vidro refratário. Sua composição o torna resistente a temperaturas altíssimas e também variações súbitas; o chamado choque térmico.

Quando o assunto é esquentar marmitas, as embalagens de vidro transparentes são sempre as mais recomendadas. O material é bastante resistente a altas temperaturas e distribui melhor o calor por todos os lados. Caso você prefira usar embalagens de plástico no micro-ondas, é melhor que sejam produzidas em polipropileno.

Além das panelas e travessas de , travessas e panelas de vidro também podem ir ao forno, desde que sejam de vidro temperado. Desse modo, é importante verificar se a travessa de vidro consegue resistir a altas temperaturas e se não serve apenas como auxílio na cozinha.