Quem tem diabetes pode comer polenta?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

Sobre a polenta não há problema, desde que os acompanhamentos sejam favorecedores do equilíbrio da refeição em que a polenta está presente, e a quantidade também é um ponto importante. Sobre o iogurte, os ultraprocessados com muitos aditivos e açúcares precisam ser evitados.

Portanto, a recomendação geral é: se você tem diabetes, evite comer polenta ou faça-a em pequenas quantidades, em uma refeição que venha acompanhada de uma boa quantidade de fibras vindas de outros alimentos, como saladas.

Fabiana Pacheco – Os diabéticos devem reduzir os alimentos com farinha de trigo ou amido de milho, arroz branco, massa e batata inglesa, devido à presença de amido, um carboidrato, que após a digestão se transformará em glicose, elevando a glicemia.

Portanto, como a polenta é considerada uma boa fonte de carboidratos, ainda que complexo, o seu consumo em um programa alimentar deve ser feito com moderação, especialmente se você for diabético.

Além disso, o alimento é indicado para as mulheres grávidas por ser uma fonte de ácido fólico, fundamental para a boa formação do bebê. Por fim, o fubá é conhecido por fornecer fibras e isso colabora com bom funcionamento do intestino. É útil também para conter o risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

4 – Farinha de aveia
Rica em beta-glucana, um tipo de fibra específico conhecido por diminuir as concentrações de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Desse modo, serve muito bem para deixar as receitas assadas, como bolos, mais fofinhas.

Faz bem para quem tem diabetes Esse benefício também acontece devido ao alto teor de amido resistente. Em primeiro lugar, esse composto contribui para aumentar a sensação de saciedade, ajudando assim a moderar o apetite e controlar o peso, que é um fator importante para quem tem diabetes.

Portanto, o cuscuz pode sim ser consumido por quem tem diabetes. Mas além de prestar atenção nas combinações e forma de preparo, é preciso comer com moderação. Não é legal colocar o alimento diariamente nas refeições, por mais tentador que pareça.

Chocolate, macarrão ou linguiça são alguns dos piores alimentos para quem tem diabetes, porque além de serem ricos em carboidratos simples que aumentam a taxa de açúcar no sangue, não contêm outros nutrientes que ajudem a regular a quantidade de glicose no sangue.

Legumes verdes: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas; Brotos: broto de bambu e broto de feijão; Outros legumes: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete.

O arroz e rico em carboidratos simples e o cuscuz e ideal avaliar a quantidade e os acompanhamentos , o ideial para um diabetico são carboidratos complexos que ajudam a diminuir a liberação de glicose (açúcar) no sangue. Fazer acompanhamento com um médico e com um nutricionista e o ideal para o controle da diabetes.

Frituras. Alimentos gordurosos e fritos, como pizza, hambúrguer, batata frita e outros alimentos do tipo devem ser evitados por diabéticos. Pessoas com diabetes têm mais facilidade em desenvolver complicações nos vasos sanguíneos, e frituras são alimentos que trazem riscos para essa região do corpo.

A resposta é: sim! Diabéticos podem comer ovo. E não é só isso: o alimento pode, inclusive, ajudar muito no controle da doença.

Quanto de arroz O Diabetico pode comer? A quantidade recomendada deste arroz deve ser de 2 colheres de sopa por pessoa porque essa quantidade ainda contém cerca de 160 calorias.

Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. Além disso, ela é uma excelente fonte de antioxidantes, como a vitamina C.

Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar.