Como é que eu faço para engrossar a polenta?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Acrescente a sêmola de milho, em fio constante, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por cerca de 20 minutos até a polenta engrossar e soltar do fundo da panela. Atenção: é importante mexer durante o cozimento para que a polenta não empelote nem grude no fundo da panela.

Quando a polenta ficar muito mole e você não tiver mais fubá para engrossar, substitua por um pouco de maisena dissolvida em água e deixe ferver mais um pouco. Para evitar que a polenta encaroce, não coloque o fubá diretamente na água. Dissolva antes em água fria e depois adicione à água fervente.

Ela é feita com farinha de milho e pode ter uma textura mais cremosa ou firme, além de poder ser frita.

Afinal, como saber se o fubá está cozido? O ideal é experimentar. “Se você ainda sentir os grãos do fubá, que está arenoso, ainda não está pronto”, alerta. Para uma polenta de textura delicada, o fubá precisa estar bem cozido.

"Vá misturando e deixando cozinhar em panela semi tampada até que ela descole da panela", diz a chef. Importante: nada de colocar a polenta para cozinhar em fogo alto. Para conseguir uma massa lisinha e saborosa, é preciso manter a mistura em temperatura branda sempre.

A polenta tradicional, pode ficar muito mole por vários motivos, e se por mais que você mexa em fogo baixo o ponto de consistência não estiver chegando, tem um segredo que pode ajudar. Acrescente um pouco de maisena dissolvida em água, isso vai devolver o aspecto mais gelatinoso a receita e deixá-la na textura ideal.

Basicamente, existem três variedades: o tradicional fubá, o fubá mimoso e a semolina. O primeiro nada mais é do que a farinha de milho obtida a partir da moagem do grão de milho e tem espessura média. O chamado mimoso é mais fino, usado principalmente na preparação de bolos e polentas.

Já a polenta também é considerada um alimento bastante nutritivo, quando servida na versão que é apenas cozida e fica cremosa. Essa preparação possui ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre e vitaminas, além de fibras e proteínas.

Tem muita gente que fala que angu e polenta, são a mesma coisa, mas não são, apesar de, hoje nos dois pratos, o protagonista ser o milho. Simplificando, o angu é feito de fubá, e a polenta, de farinha de milho de granulometria mais grossa, mas também pode ser feita de trigo ou aveia.

Diz a tradição que ela deve ser cortada com uma linha ou barbante, para preservar a granulação da farinha de milho e evitar que grude na faca e quebre. Polenta: Misturar tudo fora do fogo.