Qual a forma mais saudável de comer pipoca?

Perguntado por: uibrahim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento. Sobre isso Bruna afirma que “se tiver o recipiente adequado – com água no micro-ondas, se não a boa e velha panela com um tiquinho de óleo ou azeite resolve!”.

Para quem quer adicionar a pipoca na dieta basta seguir a orientação de porção adequada para ingerir por dia. Nutricionistas recomendam que a ingestão de 20g (ou uma xícara e meia) de pipoca por dia é o suficiente para garantir os benefícios oferecidos pelas fibras e vitaminas deste alimento.

Comer pipoca todo dia faz mal? O ideal é sempre variar a alimentação, mas se a pipoca for feita sem óleo ou sal e consumida moderadamente (umas 2, 3 xícaras por dia), como um dos lanches intermediários, não há problema algum.

O ideal é não utilizar nem o óleo e nem a manteiga. Você pode fazer a pipoca apenas com o milho na panela. Mas quem optar por utilizar o óleo, dê preferência pelos óleos vegetais, como: óleo de girassol, óleo de canola, óleo de soja, óleo de coco, óleo de milho e outros.

A dica é evitar as opções industrializadas, que geralmente contêm grandes quantidades de sal, açúcar e gordura. Em vez disso, opte por preparar a sua própria pipoca em casa, utilizando uma panela comum ou uma pipoqueira elétrica, e evitando adicionar muita manteiga ou óleo.

Os hidratos de carbono em pipoca sem gordura ajudam a trazer o aminoácido triptofano em seu cérebro, que é usado para produzir serotonina, que ajuda a dormir. Como comer uma refeição pesada dentro de duas horas antes de se deitar pode mantê-lo acordado, pipoca de baixa caloria é um lanche ideal para o fim da noite.

1 xícara de pipoca feita com azeite: cerca de 55 calorias; 1 xícara de pipoca feita com manteiga: cerca de 78 calorias; 1 embalagem de pipoca de micro-ondas: cerca de 400 calorias; 1 pipoca grande de cinema: cerca de 500 calorias.

A Pipoca de Banana é a primeira e única com pedacinhos de fruta! Caramelizada com açúcar mascavo e demerara, a Pipoca é a pedida certa na hora que der vontade de comer um docinho.

Ela é uma “refeição” ideal porque dá mais saciedade do que outros lanches e porque não depende de fritura para ter um bom sabor. Ela também pode ser preparada em minutos, sem nenhum aparelho especial (além de uma panela ou um microondas), e é possível temperá-la da maneira como quiser.

O melhor de tudo é que a pipoca é um alimento saudável e quando preparada da maneira correta pode até ajudar no emagrecimento. A pipoca em si é um grão integral, rico em fibras e com baixo teor calórico.

Uma técnica prática e rápida de fazer pipoca sem óleo é fazendo no micro-ondas, com água e um refratário alto. Para cada colher de sopa de milho de pipoca, coloque também, dentro do refratário, uma colher de sopa de água e uma pitada de sal.

Feita no azeite, ela fica com sabor e aroma diferenciados e ainda pode contribuir para a saúde, já que o óleo extravirgem traz vitaminas A, D, K e E, que conferem benefícios para os olhos, pele, ossos, saúde da membrana celular e para a função imunitária.

Pipoca de panela
A pipoca preparada na panela está liberada para quem está com o colesterol elevado, desde que seja com pouca gordura e sal, sem manteiga ou açúcar.

Por fim, apesar de entregar boas doses de carboidratos e fibras, a pipoca é pobre em proteínas, macronutriente que não pode faltar no seu jantar. Por isso, a conclusão é que até dá para trocar a refeição por um saquinho de pipoca natural de vez em quando, mas o ideal mesmo é deixá-lo para os lanches intermediários.