Onde é utilizado o sulfato de bário?

Perguntado por: bleiria7 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Sulfato de Bário é utilizado como meio de contraste radiológico do tubo gastroduodenal. Indicado também para radiografia de aparelho digestivo e também no chamado “enema opaco” (estudo radiológico contrastado do intestino grosso que requer um preparo intestinal prévio adequado).

É utilizado na fabricação de tintas, materiais de fricção, na preparação da lama para perfuração de poços de petróleo, por ser opaco aos raio -x devido a sua densidade é utilizado nos revestimentos isolantes de câmaras de raios-x, enquanto o tipo precipitados mais puros são utilizado nas fotografias de contraste do ...

Sulfato de bário é um sólido cristalino branco com a fórmula química BaSO4. É pouco solúvel em água e outros solventes tradicionais, mas é solúvel em ácido sulfúrico concentrado. É muito comum em minérios de bário. A suspensão de sulfato de bário é utilizada como agente de contraste durante procedimentos de raio-x.

O carbonato do bário é amplamente utilizado na indústria da cerâmica na composição de fritas e esmaltes.

O sulfato de bário precipitado pode ser obtido a partir do sulfato de bário natural, convertendo-o, numa primeira fase, em sulfureto de bário, por redução com carbono.

O bário como elemento químico em estado puro tem poucas aplicações, sendo mais utilizado para remoção de oxigênio em válvulas eletrônicas, mas os seus compostos são encontrados no dia a dia sob diferentes formas. Os compostos mais usados do bário são peróxido, cloreto, sulfato, carbonato, nitrato e clorato.

Tem como principal fonte a barita, BaSO4, mas o elemento também pode ser extraído a partir de seus óxidos e cloretos. Compostos de bário são muito utilizados em fluidos para extração de petróleo e na fabricação de contraste de exames radiológicos.

R$ 24,79.

​VO, agitar bem antes de usar. Se necessário, diluir com água destilada e homogeneizar.

O sulfato de bário não se dissocia em água. O seu KpS é ~ 1,0 x 10-5 mol/L, o que explica a baixa solubilidade. Tal característica impossibilita que ele seja absorvido pelos tecidos, tornando-o um marcador seguro.

O bário é usado principalmente em velas de ignição, tubos de vácuo, foguetes pirotécnicos, e em lâmpadas fluorescentes.

Usos. O óxido de bário é usado como um revestimento para catodos frios, e em tubos de raios catódicos. Ele é usado na produção de certos tipos de vidros tal como vidro crown óptico.

É amplamente utilizado como um abrasivo para ferramentas industriais, em especial para a usinagem de peças de aços e materiais de grande dureza.

Este medicamento é contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade aos componentes da fórmula, obstrução e perfuração do trato gastrointestinal. Deve ser administrado criteriosamente em crianças, pacientes debilitados e com desordens no cólon. Não há contraindicações relativas a faixas etárias.

Sulfato de bário
Pode ser administrado via oral ou retal e, inclusive, junto a outro meio de contraste (negativo), como o ar.

O sulfato de bário é insolúvel em água, podendo-se separá-lo da água utilizando-se a técnica da filtração, desse modo, enquanto a água passa pelo filtro, o sulfato de bário fica retido.