Quais são os tipos de óxidos?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Os óxidos podem ser classificados em três diferentes grupos: ácidos, básicos ou peróxidos.

Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (dióxido de carbono).

Óxidos são substâncias inorgânicas binárias que apresentam o oxigênio como elemento mais eletronegativo. São classificados em anfóteros, ácidos, básicos, neutros ou duplos.

Óxidos ácidos: no geral são formados por ametais e, apresentam caráter covalente. Óxidos neutros: eles não reagem com água, ácido ou base, são covalentes, ou seja, sua composição é de ametais. Óxidos anfóteros: pode se apresentar de dois modos.

Tipos de Ácidos
Os ácidos são classificados em orgânicos e inorgânicos: Orgânicos: substâncias que fazem parte da nossa alimentação como o ácido cítrico (laranja, limão, acerola), ácido málico (maçã), ácido tartárico (uva), ácido acético (vinagre), ácido carbônico (bebidas gaseificadas), dentre outros.

Os óxidos ácidos também chamados de anidridos são aqueles que reagem com a água e originam um ácido e que também reagem com uma base e geram água e um sal. Alguns exemplos de óxidos ácidos são: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, N2O5, etc.

Óxido Nitroso (N2O): Conhecido como gás hilariante, esse óxido inalado em pequena quantidade provoca euforia, mas pode causar sérios problemas de saúde; é utilizado como anestésico. Dióxido de Enxofre (SO2): É usado para a obtenção de ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios, entre outras aplicações.

Existem 16 diferentes óxidos de ferro (como por exemplo goetita, wustita, lepidocrocita, ferridrita, feroxita, bernalita, e os mais comumente estudados hematita, magnetita, maghemita), que podem ser também hidróxidos de ferro e óxi-hidróxidos de ferro, todos estes compostos por Fe juntamente com O e/ou OH.

A nomenclatura dos óxidos relaciona-se ao fato de eles serem iônicos ou moleculares. No caso dos iônicos, escreve-se óxido + de + cátion; em moleculares, acrescentam-se prefixos. Os óxidos são compostos inorgânicos formados por átomos de dois elementos diferentes, sendo que um deles é sempre o oxigênio.

Em função do seu comportamento quando reagem com outras substâncias os óxidos podem ser classificados em: ácidos, básicos, neutros, anfóteros, mistos ou duplos, peróxidos e superóxidos.

Pode ser encontrado no estado líquido, sólido e gasoso. Na natureza está na forma de rios, lagos, mares, oceanos, geleiras e nos seres vivos.

Dióxido de enxofre

A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.

Óxidos anfóteros: apresentam ambiguidade, na presença de um ácido se comportam como óxidos básicos, e na presença de uma base como óxidos ácidos. Exemplo: óxido de zinco (ZnO). Peróxidos: compostos que possuem em sua fórmula o grupo (O2)2- . Exemplos: Água oxigenada (H2O2) e Peróxido de sódio (Na2O2).

Os óxidos - conteúdo de funções inorgânicas - são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos, sendo um deles obrigatoriamente o oxigênio, pois é o mais eletronegativo entre eles. Podem ser formados por praticamente todos os elementos que reagem com o oxigênio.

Os óxidos duplos ou mistos são aqueles que se comportam como se fossem formados por dois óxidos de um mesmo elemento químico. Por exemplo, o Fe3O4 é formado pelos óxidos de ferro FeO e Fe2O3.

ácido sulfúrico

Você sabe qual é o ácido mais forte do mundo? É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.