Para que serve O óxido?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

O óxido também é produzido pelos neurônios e é utilizado pelo sistema nervoso como um neurotransmissor para regular funções que vão desde a digestão e o fluxo sanguíneo até a memória e a visão.

O óxido nítrico é um importante neurotransmissor com capacidade potencializadora, atuando na memória e no aprendizado, podendo também ter ações endócrinas, autócrinas e parácrinas. A sua ação na imuno-regulação está presente na inflamação e nos mecanismos de autoimunidade.

6 alimentos que estimulam a produção de óxido nítrico pelo corpo

  1. Spirulina. A spirulina recebeu o título de “O Melhor Alimento para o Futuro” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e estimula a produção do gás no organismo. ...
  2. Beterraba. ...
  3. Espinafre. ...
  4. Chocolate amargo. ...
  5. Sementes e nozes. ...
  6. Melancia.

Acredita-se que pessoas com pressão alta tenham uma capacidade prejudicada de usar óxido nítrico em seus corpos. A hipertensão arterial ocorre quando a força do seu sangue empurrando as paredes das artérias é consistentemente alta demais.

O óxido nítrico é um derivado da l-arginina que se transforma no GMP cíclico que promove seletivamente a vasodilatação pulmonar entre 6 e 8 segundos de sua administração inalatória.

Alimentos vegetais, especialmente beterraba e folhas verdes como couve, acelga, rúcula e espinafre, são ricos em nitratos e nitritos dietéticos, compostos que estimulam a produção de óxido nítrico no corpo.

Há várias maneiras de se aumentar o oxido nítrico. A mais simples é comer alimentos ricos em nitratos. Como fonte vegetal, temos: rúcula, ruibarbo, alface manteiga, coentro e outros.

Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (dióxido de carbono).

Exemplo:

  • FeO – óxido de ferro II ou monóxido de ferro.
  • Fe2O3óxido de ferro III ou trióxido de diferro.
  • CO2óxido de carbono IV ou dióxido de carbono.
  • CO – óxido de carbono II ou monóxido de carbono.

Vasodilatadores naturais, como banana e beterraba, são excelentes opções para você aprimorar seu desempenho físico.

A toxicidade do óxido nítrico inalatório inclui metahemoglobinemia, efeitos citotóxicos pulmonares, produção aumentada de dióxido de nitrogênio e peroxinitrito e alterações no sistema surfactante pulmonar.

O nitroprusseto, por exemplo, é um vasodilatador potente utilizado em situações de emergência, como na crise hipertensiva.

Pra dar aquela forcinha pros músculos, uma das recomendações é tomar uma cápsula de óxido nítrico meia hora antes do treino. Assim, o seu corpo consegue produzir mais desse composto e levar os nutrientes que precisa pra se recuperar com mais facilidade e você não sente tanta dor.

CONTRA-INDICAÇÕES
São poucos os casos em que o óxido nitroso não é indicado. Dentre eles, pacientes com alterações de personalidade, doenças psiquiátricas, pacientes extremamente fóbicos, primeiro trimestre de gravidez, claustrofóbicos, respiradores bucais, ou doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

Quais alimentos que ajudam na circulação sanguínea?

  • Laranja e outras frutas ricas em vitamina C. Frutas ricas em vitamina C e flavonoides possuem ação antioxidante, podendo auxiliar a reduzir o colesterol, um dos inimigos da boa circulação. ...
  • Gengibre. ...
  • Alho. ...
  • Cúrcuma. ...
  • Salmão, atum, sardinha. ...
  • Melão e melancia. ...
  • Uva.

A vasodilatação se mantém enquanto a difusão do NO para a musculatura lisa vascular estiver ocorrendo. Um aumento no fluxo de NO para a musculatura lisa vascular provoca maior relaxamento celular e maior vasodilatação. Se a formação de NO diminui, ocorre uma vasoconstrição moderada10.