O que é bário na água?

Perguntado por: dparis8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Em condições naturais e sem que haja influência antrópica, a presença de bário em água subterrânea é resultado da dissolução de minerais que contém o elemento nas rochas que armazenam a água subterrânea. Em rochas sedimentares, ocorre na estrutura de minerais carbonáticos, feldspatos e adsorvido em argilas.

A ingestão de altas quantidades de compostos de bário solúveis em água ou no conteúdo estomacal pode causar alterações no ritmo cardíaco e paralisia, e levar a óbito se não houver tratamento.

Bário: É diurético, dissolve cálculos renais e biliares, favorece a digestão, atua como calmante, atua contra o reumatismo, filtra o excesso de gordura no sangue, elimina o ácido úrico, diminui a viscosidade do sangue, tem ação analgésica nas afecções renais, é estimulante glandular e da sexualidade, diminui a pressão ...

Bário é um metal alcalinoterroso do sexto período da Tabela Periódica. Apresenta coloração prateada, sendo maleável, dúctil e bastante reativo com gases oxigênio e nitrogênio. Entre suas principais aplicações está a confecção de fluidos para exploração de petróleo e contraste para exames radiológicos.

O bário é encontrado nos minérios barita (BaSO4) e witherita (BaCO3). As principais áreas de mineração desses minérios ocorrem no Reino Unido, Itália, República Tcheca, EUA e Alemanha. O bário apresenta elevados pontos de fusão (1000 K - 727 °C) e ebulição (2170 K - 1897 °C). É ainda um bom condutor de eletricidade.

Dentre as técnicas convencionais para o tratamento de metais pesados destacam-se a precipitação química, adsorção, troca iônica, coagulação, floculação e flotação.

Não possui uma absorção significante no trato gastrointestinal (alguns dos aditivos são absorvidos). A eliminação do Sulfato de Bário é fecal.

O melhor é optar pelo produto com menor teor desse mineral. São substâncias que, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fazem parte do grupo de químicos prejudiciais ao organismo. Logo, devem aparecer em doses pequenas (bem abaixo de 0,7 mg/l e 50 mg/l), respectivamente.

A água deve ser límpida e cristalina, ou seja, não ter uma aparência turva, além de livre de odores e sabores. Também é necessário que a água não apresente metais pesados e outras substâncias em concentrações que possam acarretar problemas de saúde.

O selo deverá estar afixado ao lacre do recipiente. Se o selo estiver afixado diretamente ao recipiente e não ao lacre, denunciar afixação incorreta do selo; Assegurar que o código do selo e todas as demais informações do selo em sua posse possam ser lidas corretamente.