O que acontece quando o maxilar fica estalando?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

O estalo que acontece no maxilar está relacionado com a articulação temporomandibular (ATM), que pode caracterizar um sinal de dano ao disco articular ou nos ligamentos da ATM. O disco articular impede que os ossos tenham contato direto, amortecendo o impacto da mandíbula, enquanto falamos, mastigamos e bocejamos.

Alguns hábitos exercidos de forma frequente, também podem levar ao estalo do maxilar, como roer unhas, mascar chicletes, morder lábios e bochechas, geralmente de forma inconsciente, e comer alimentos muito duros. Esses hábitos levam ao estalo, pois, eles vão causando o desgaste das articulações.

Sentir o maxilar estalando é algo comum entre as pessoas, provavelmente, você já sentiu o seu estalar pelo menos uma vez na vida. Por mais que seja comum, não é normal, e por ser sintoma de sérios problemas deve ser observado com cuidado. Pois, esse sintoma pode estar atrelado a alguma disfunção na ATM.

O diagnóstico é feito pela análise e verificação da mandíbula, do movimento da boca e abertura total da mesma. Além disso, exames como radiografias serão solicitados para que essa imperfeição seja detectada e corrigida. Essa disfunção é cíclica e pode aparecer em maiores períodos de estresse.

Colocando uma mandíbula deslocada de volta ao seu lugar
Colocam os outros dedos ao redor da parte inferior do maxilar inferior. Pressionam para baixo sobre os dentes de trás e empurram o queixo para cima, até que as articulações da mandíbula retornem para sua posição normal.

Qual é o tratamento para a mandíbula estalando?

  1. Placas de mordida;
  2. Fisioterapia;
  3. Compressas frias para controlar as crises;
  4. Acompanhamento psicológico;
  5. Laserterapia;
  6. Exercícios para relaxar a mandíbula;
  7. Medicamentos;
  8. Cirurgia, em casos muito específicos.

Existem vários tipos de tratamento para os estalos na mandíbula, que dependem do caso e do transtorno de cada pessoa. Os mais comuns são o treinamento da postura, o controle do estresse, o uso de medicamentos e a utilização de placas interoclusais ou miorrelaxantes, caso o paciente tenha bruxismo.

cirurgião Bucomaxilofacial

Dor e alterações nos maxilares em movimentos de abertura e fechamento de boca deve ser cuidadosamente avaliados por um cirurgião Bucomaxilofacial. Esse profissional é especializado e capacitado a tratar as alterações relacionadas aos ossos da face.

O especialista na articulação temporomandibular, além de ser o dentista especialista em ATM, também pode ser chamado de especialista em dor orofacial ou ser um cirurgião bucomaxilo.

– Terapia medicamentosa; – Higiene do sono. Ou seja, dormir bem, realmente descansar; – Se necessário, ajustar a alimentação com alimentos menos duros, bem cortados, evitando abrir a boca em excesso.

Disfunção temporomandibular com inflamação no maxilar
A dor de cabeça nesses casos é persistente e além disso os pacientes podem ter crises de dor de ouvido, estalos ao abrir a boca e até mesmo sensação de vertigem e zumbidos.