O que é a sedimentação das rochas?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares.

O processo de sedimentação acontece em virtude da exposição das estruturas sólidas do relevo aos agentes externos ou exógenos de transformação da superfície, também chamados de agentes intempéricos, a saber: a água (chuva, rios, etc.), os ventos e as variações climáticas.

A sedimentação é muito realizada em operações de tratamento de água e esgoto, como por exemplo, para eliminar os sólidos dos esgotos, clarificar o caldo de cana pela sedimentação se suas impurezas, separação de misturas líquido –líquido provenientes da etapa de extração com dissovente de um sedimentador.

São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química.

Tipos de Rochas Sedimentares
Rochas Sedimentares Clásticas: oriundas do acúmulo de partículas de rochas já existentes. Rochas Sedimentares Químicas: oriundas de restos de minerais e de processos químicos. Rochas Sedimentares Orgânicas: oriundas de restos de animais.

A sedimentação acontece quando pequenos grãos de rochas primitivas são carregados por agentes exógenos e, com o tempo, acabam sendo compactados. Assim, novas formações rochosas ou camadas terrestres vão sendo criadas. A sedimentação é um processo que também está presente nas atividades humanas.

Sabemos que a formação das rochas sedimentares acontece pela junção de inúmeros sedimentos. No entanto, essa união de pequenas partículas manifesta-se em duas etapas denominadas, respectivamente, por sedimentogênese e diagênese.

São terrenos de depressão onde foram depositados e compactados diversos sedimentos durante milhares de anos. Os recursos minerais mais encontrados nesse tipo de estrutura são o petróleo, o carvão mineral e o gás natural.

Solos sedimentares ou transportados– são os que sofrem a ação de agentes transportadores, podendo ser aluvionares (quando transportados pela água), eólicos (vento), coluvionares (gravidade) e glaciares (geleiras).

As rochas sedimentares mais comuns podem ser divididas em arenito, argilito e siltito, além de subdivididas em químicas e orgânica. estratificação, representando camadas. Além disso, tem baixa resistência, ou seja, são fáceis de ser quebradas.

As estruturas sedimentares formam-se durante a sedimentação, seja por tração, suspensão, floculação ou precipitação. Desse modo, estruturas primárias são elementos que indicam o topo estratigráfico (facing) de uma sucessão sedimentar/vulcânica, ou seja, indicam o sentido de juventude da sucessão (younging).

  • Petróleo.
  • Rochas Magmáticas.
  • Rochas Sedimentares.
  • Placas Tectônicas.
  • Rochas Metamórficas.
  • O que é relevo, seus tipos e características.

A classificação dos tipos de rochas, conforme sua gênese, é em ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares.

Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade. Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas. Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.