Qual é a diferença entre erosão e voçoroca?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 13 votos

A erosão por ravinamento resulta exclusivamente da ação da chuva e do escoamento superficial concentrado, enquanto as voçorocas, podem ser oriundas de mecanismos mais complexos, no qual existe uma interconexão entre processos associados ao escoamento superficial, infiltração e a drenagem subsuperficial.

O termo vem do tupi-guarani e significa buraco grande. Por isso, são chamadas voçorocas (ou boçorocas) as grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas.

No âmbito do sensoriamento remoto, dentre as características das voçorocas, podem-se citar: heterogeneidade espectral (mistura de solo, vegetação, sombra e água), heterogeneidade espacial (existência de feições como cabeceira, canais e dígitos, com formas irregulares e dimensões variáveis) e variação altimétrica (com ...

Na natureza, o processo erosivo ocorre pela ação natural do sol, de ventos e, principalmente, da água da chuva. No entanto, práticas do agronegócio podem contribuir para o processo ocorrer, como o desmatamento, plantio em terreno inclinado, queimadas, monocultivo, uso abusivo de fertilizantes e excesso de pastoreio.

Ravinas. Ravinas: são sulcos que são provocados por escavamento produzido pelo lençol de escoamento superficial ao sofrer certas concentrações de água. Voçorocas: Ocorrem quando as ravinas chegam ao lençol freático, aliado a uma erosão subsuperficial (escoamento subsuperficial) abrindo enormes buracos no solo.

Vejamos agora os diferentes tipos de erosão.

  • Erosão pluvial.
  • Erosão fluvial.
  • Erosão eólica.
  • Erosão glacial. Leia mais:

Erosão é o nome dado ao processo de desgaste e transporte pelo qual o solo e as rochas passam, o que pode ocorrer de forma natural, como pelo vento ou pela água, ou através dos chamados processos antrópicos, que são gerados através da ação do homem.

Em estudos realizados verificou-se a ocorrência de ravinas e voçorocas nas proximidades de Casa Branca e nas Folhas de Piracicaba, Rio Claro, São Pedro e Itirapina, e que 95% dessas erosões se desenvolveram em encostas convexas.

(1996) em que os autores classificam as voçorocas quanto ao estágio de evolução em três: voçoroca conectada, voçoroca desconectada e voçoroca integrada.

O desmatamento, o uso agrícola da terra, o superpastoreio e as queimadas, quase sempre, são responsáveis diretos pelo surgimento de voçorocas, associados com o tipo de chuva e as propriedades do solo e podem ter origens variadas, uma delas se refere ao alargamento e aprofundamento de ravinas, que se formam em uma ...

A erosão é um processo natural, que nas últimas décadas tem sido acelerado pela ação humana (desmatamento, urbanização, queimadas, práticas agrícolas, exploração de minérios, etc.), que corresponde ao desgaste das rochas e dos solos, podendo gerar inúmeros problemas sociais, econômicos e ambientais.