Qual a diferença entre um artigo de opinião é um artigo científico?
De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates Raul Sperotto, os artigos de opinião são produzidos com base em dados já publicados, o que os diferencia dos artigos científicos originais. “Os dados inéditos de uma pesquisa devem ser publicados em artigos originais.
O que é um artigo de opinião científica
Segundo a ABNT (NBR 6022, 2003, p. 2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
O que é um artigo científico
Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.
Como saber se é um artigo científico
Artigo científico é o trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com um método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas.
O que têm em um artigo científico
“Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT. NBR 6022, 2003, p.
Como se faz um artigo científico
Um artigo científico apresenta uma estrutura com a seguinte ordem: Título, Resumo, Objeto, Objetivo Geral e Objetivos Específicos, Justificativa, Metodologia, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão. Além do uso das Referências Bibliográficas.
Qual é a função do artigo de opinião
O artigo de opinião é um dos gêneros mais comuns no cotidiano das cidades. Publicado normalmente em jornais, revistas e blogs, esse tipo de texto tem como função apresentar e defender um ponto de vista sobre algum assunto relevante para a sociedade.
Quantas páginas tem que ter um artigo científico
15 páginas
1. O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Qual a linguagem utilizada em um artigo científico
A linguagem científica caracteriza-se por ser impessoal, informativa e técnica. Portanto deve-se evitar expressões como "eu penso", "parece-me", "como todo mundo sabe".
Quais são os tipos de artigos
Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.
Quais são os três tipos de artigos científicos
Sendo assim, eles podem ser de revisão, experimentais ou originais, e devem seguir as normas da revista ou de outros compêndios na ocasião da publicação. Conheça a seguir os principais tipos de artigos científicos!
Quais são as principais características de um texto científico
Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo.
Qual é a estrutura de um texto científico
Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.