Qual o nome do bicho que parece uma foca?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Focas, leões-marinhos e morsas apresentam algumas características que os tornam bastante semelhantes.

De fato, o mamífero, que é parente das lontras, ataca quando se sente ameaçado. Recomenda-se não chegar perto das tocas onde o bicho vive em épocas de reprodução, como a maioria dos outros animais da fauna brasileira. Entretanto, zoólogos reconhecem a ariranha como um animal dócil e que geralmente teme seres humanos.

Elas se dividem em duas subespécies: a morsa do Atlântico e a do Pacífico, que vivem exclusivamente no Círculo Polar Ártico. As focas, por sua vez, formam um numeroso grupo de mamíferos aquáticos, sendo que a espécie Phoca vitulina, chamada de foca comum, é a mais abundante.

Ariranha, também conhecida como lontra-gigante, é um vertebrado pertencente à classe Mammalia que habita ambientes de água doce e sua distribuição ocorre pela América do Sul. A ariranha ou lontra-gigante é um mamífero carnívoro de corpo alongado, pelagem densa e com várias adaptações à natação.

Populações viáveis são observadas, nos dias atuais, apenas em regiões da Bacia Amazônica e Pantanal. Em outras regiões, há registros isolados. As ariranhas apresentam hábitos semiaquáticos, sendo encontradas habitando áreas onde há rios, lagos, córregos e regiões sazonalmente alagáveis.

Vale destacar que sua mordida é muito forte, o que facilita matar e digerir suas presas. Nos rios, as ariranhas mergulham para encontrar alimento e quando têm a presa na boca, saem da água para comê-las.

perigosos do reino animal podendo abater praticamente qualquer outra criatura usando toda a sua agilidade e seus golpes rápidos. esses felinos também costumam atacar de forma sorrateira. o que dificulta qualquer chance de defesa por parte das presas.

Quantos tipos de focas existem na América Latina e quais seus status de conservação?

  • Foca-comum. Uma foca-comum, Phoca vitulina, em uma floresta de algas. ...
  • Elefante-marinho-do-sul. ...
  • Foca-monge-do-Caribe. ...
  • Foca-de-weddell. ...
  • Foca-de-ross. ...
  • Elefante-marinho-do-norte. ...
  • Foca-leopardo. ...
  • Foca-caranguejeira.

Existem várias espécies de focas, entre as quais podemos citar a foca-comum (Phoca vitulina), foca-harpa (Pagophilus groenlandicus), foca-leopardo (Hydrurga leptonyx), foca-de-Weddell (Leptonychotes weddellii), foca-caranguejeira (Lobodon carcinophaga), foca-de-crista (Cystophora cristata), foca-barbuda (Erignathus ...

Das mais de 30 espécies de focas, apenas seis são encontradas na Antártida e nas ilhas subantárticas da América do Sul. Apesar do relativamente pequeno número de espécies, esta região apresenta a maior concentração de focas do planeta, com milhões delas espalhadas pelo continente.

A ariranha alimenta-se, principalmente, de peixes, podendo estar incluídos também em sua alimentação alguns invertebrados, como moluscos e crustáceos, além de pequenos vertebrados, como alguns mamíferos e aves.

Atípica dos mustelídeos, uma ariranha é uma espécie social, com grupos familiares sustentando de três a oito membros. Os grupos estão centrados em um par reprodutor dominante e são extremamente coesos e cooperativos. Embora geralmente pacífica, a espécie é territorialista, e a agressão foi observada entre os grupos.

Ariranha, lontra gigante, onça- d'água (português), giant otter, giant brazilian otter (inglês), arirai, lobito de cola ancha, lobo del río, lobo del río grande, lobo gargantilla, perro de água, lobo corbata, nutria gigante, londra (espanhol).

É muito comum confundirmos ariranhas com lontras (Lontra longicaudis). Entretanto, a ariranha é cerca de três vezes maior que a lontra, possui uma cabeça maior e com olhos grandes, além de ser uma espécie social, geralmente avistada em grupos durante o dia.

O corpo da ariranha é alongado, possui membranas interdigitais nas patas, orelhas pequenas e arredondadas e focinho coberto por pêlos curtos de cor marrom. Cada ariranha apresenta uma mancha pardo-amarelada única na região da garganta e pescoço, cuja forma permite a identificação individual dos animais.