Quanto tempo o peixe boi vive?

Perguntado por: epinho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 14 votos

60 anos

O período de gestação varia de 12 meses a 14 meses, com intervalo de três a quatro anos entre os partos. A expectativa de vida pode chegar a 60 anos. Peixe-boi-amazônico: Essa espécie ocorre apenas em água doce da bacia amazônica.

Por ser um mamífero, ele precisa ir à superfície para respirar. Normalmente, respira em intervalos de um a cinco minutos, mas quando está dormindo, quietinho, consegue ficar submerso por até 25 minutos.

Se distribui, além da linha costeira, por estuários e rios adjacentes a ela. Neste sentido, os peixes-boi, por estarem presentes tanto no mar como em rios, podem habitar, além de estuários, manguezais, canais, arroios e corpos de águas semelhantes com diferenças de salinidade.

É um animal com uma taxa reprodutiva muito baixa. O período de gestação das fêmeas dura 13 meses, após os quais a mãe amamenta o filhote durante um período de 1 a 2 anos. Ela tem apenas um filhote a cada 4 anos, uma vez que só voltará ao período reprodutivo um ano após o desmamar.

Pesquisadores brasileiros identificaram uma espécie de peixe-boi que desapareceu há cerca de 40 mil anos. O Trichechus hesperamazonicus viveu no trecho do rio Madeira que passa pelo estado de Rondônia, onde hoje não vive nenhum animal do mesmo gênero.

Não toque, você pode pegar alguma doença; Se capturar por acidente na rede, levo-o para a praia.

O contato com o animal, no entanto, não é o indicado, eles alertam. Segundo os biólogos do Cetáceos, apesar de não serem animais ferozes, os peixes-boi podem machucar as pessoas. A aproximação humana também não é recomendada pela possibilidade de transmissão de doenças do animal para as pessoas ou até o inverso.

Qual é o feminino de PEIXE-BOI? peixe-boi é peixe-mulher. elemento, é palavra masculina (o peixe-mulher). nome epiceno: o peixe-boi macho, o peixe-boi fêmea.

As fêmeas têm período de gestação de aproximadamente 25 dias, podendo dar origem a cem filhotes a cada quatro semanas.

Ele mama durante dois anos e as glândulas mamárias ficam localizadas nas axilas do animal. Há uma lacuna de conhecimento sobre a espécie. Isso se deve à dificuldade em observá-los em seu habitat.

“A espécie não tem predador natural. Seu único predador é o homem”, explica Iran Normande. Hoje, o principal problema já não é mais a caça, e sim a perda de habitat, pois muitos manguezais vêm sendo usados para criação de camarões em cativeiro.

Dieta: No ambiente natural: Capim, macrófitas e outras plantas aquáticas. No Aquário de São Paulo: Alface, escarola, couve, acelga, repolho, beterraba, cenoura, pepino, tomate, abóbora, capim, folha de cana, folhas de milho.

4,5 metros

Características: Podem chegar a 4,5 metros de comprimento e pesar até 800 quilos. São animais solitários raramente vistos em grupos, exceto na época de reprodução. Seu corpo tem uma coloração que varia do cinza ao marrom.

Análises de DNA conduzidas por pesquisadores da Academia de Ciências local determinaram que o animal é o peixe de água doce mais antigo do mundo a viver em um aquário. Ao todo, de acordo com os cientistas, ele possui ao menos 92 anos.