Como chama a poluição dos rios?

Perguntado por: iagostinho7 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 18 votos

As principais situações estão relacionadas ao lançamento de esgotos sem tratamento em áreas urbanas, ao depósito irregular de resíduos sólidos nos rios, ao escoamento de compostos químicos e outros compostos pela agricultura e por indústrias.

Os principais tipos de poluição das águas são: poluição biológica, térmica, sedimentar, química e radioativa.

Há vários tipos e categorias de poluição da água. Conheça suas causas e saiba como evitá-los

  • 2.1. Poluição sedimentar.
  • 2.2. Poluição biológica.
  • 2.3. Poluição térmica.
  • 2.4. Poluição química.

Os tipos de poluição que podem ser citados são: poluição atmosférica, poluição das águas, poluição dos solos, poluição sonora e poluição visual.

Falta de tratamento de esgoto, lançamento ilegal de efluentes industriais e desmatamento, são as principais fontes de contaminação e poluição dos recursos hídricos.

Os principais tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, dos solos, visual e sonora.

Poluição é uma degradação do ambiente que causa efeito nocivo ao meio ambiente e aos seres vivos que ali se desenvolvem. A poluição pode ser causada pelo humano, porém também devido a processos naturais. Existem diferentes tipos de poluição, como a atmosférica, a hídrica, a dos solos, a sonora e a visual.

Quais são os principais tipos de poluição?

  1. Poluição atmosférica. A poluição do ar se tornou uma grande preocupação no mundo. ...
  2. Poluição hídrica. ...
  3. Poluição do solo. ...
  4. Poluição térmica. ...
  5. Poluição sonora e visual. ...
  6. Poluição luminosa. ...
  7. Poluição radioativa.

Principais Tipos de Poluição

  1. Poluição do Solo. ...
  2. Poluição da Água. ...
  3. Poluição Térmica. ...
  4. Poluição Radioativa. ...
  5. Poluição do Ar. ...
  6. Poluição Sonora. ...
  7. Poluição Visual.

A principal fonte pontual de poluição da água é o tratamento de águas residuais, ao passo que, no caso da poluição difusa, as principais fontes são a agricultura e as centrais elétricas alimentadas a combustíveis fósseis (através do ar).

Os principais poluentes da água incluem bactérias, vírus, parasitas, fertilizantes, pesticidas, medicamentos, nitratos, fosfatos, plásticos, resíduos fecais e até substâncias radioativas. Estes elementos nem sempre tingem a água, de tal forma que a poluição hídrica é invisível muitas vezes.

poluição radioativa

A poluição radioativa é o tipo mais perigoso de poluição. Ela é causada por resíduos de metais radioativos utilizados em usinas de energia nuclear, como o urânio, o plutônio e o cobalto.

Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.

Rio Tietê

Rio Tietê, São Paulo (1º lugar) - Com 1.010 km², nasce em Salesópolis, na serra do Mar, e atravessa o estado de São Paulo, banhando 62 municípios. Ocupa o topo do ranking por receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da capital - menos da metade dos moradores da bacia do Alto Tietê têm esgoto tratado.