Como recuperar o solo degradado?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

As melhores práticas de recuperação do solo

  1. Rotação de culturas. Rotacionar significa alternar a cultura plantada dentro do mesmo talhão. ...
  2. Recuperação de pastagens. ...
  3. Cordões de vegetação permanente. ...
  4. Introdução de leguminosas. ...
  5. Manejo Integrado de Pragas (MIP) ...
  6. Reflorestamento e florestamento. ...
  7. Descarte correto de embalagens.

A mobilização do solo e a mobilização mais a adubação verde e o lodo de esgoto estão recuperando as propriedades do solo degradado, com comportamento semelhante entre elas após um ano de adoção.

“Uma área desertificada demora cerca de 50 anos para se recuperar naturalmente. Ficar fechada, sem uso, é inviável, por isso estamos trabalhando para a recuperação dos solos com a implantação de sistemas de produção sustentáveis”, destaca Antunes.

Para recuperar centímetros de áreas degradas são necessárias décadas, dependendo do tipo de minério extraído e da região isso pode levar, no mínimo, 30 anos e não há garantias de que o solo volte a ter o mesmo nível de fertilidade do que antes da exploração.

Entre as espécies vegetais, as mais indicadas são as leguminosas (feijão-de-porco, o guandu, a cotralaria, o caupi, o kudzu tropical, a mucuna preta e o amendoim forrageiro), que conseguem capturar o nitrogênio do ar e incoporá-lo ao solo.

Embora tenha causas naturais, os principais determinantes da desertificação estão associados com práticas antrópicas, como as queimadas, o desmatamento, a mineração, a irrigação incorreta e o uso intensivo do solo pela agropecuária.

Top 5 maneiras de cuidar do solo

  1. Pondere o uso do plantio direto. ...
  2. Promova a rotação de culturas para cuidar do solo. ...
  3. Use estratégias para evitar a compactação do solo. ...
  4. Adote a Integração Lavoura-Pecuária. ...
  5. Pondere ações para controle da erosão do solo.

Como recuperar ou restaurar áreas degradadas?

  1. 1- Fazer o cercamento da área. ...
  2. 2- Realizar intervenções de prevenção. ...
  3. 3- Corrigir os nutrientes e o pH do solo. ...
  4. 4- Considerar o tipo de bioma. ...
  5. 5- Escolher a técnica mais propícia à recuperação. ...
  6. 6- Viabilizar a criação de um banco de sementes. ...
  7. 7- Realizar monitoramento periódico.

Existem duas maneiras de se proceder a recuperação de áreas degradadas: uma é deixar que a natureza se regenere com o tempo, através da disseminação de sementes pelo vento e pelos pássaros. A outra medida é através da ação humana para o reflorestamento e cuidado do local.

Você sabia que o solo é um recurso natural não renovável? Ou seja, o processo de formação do solo é muito lento, então podemos considerar que o solo perdido por erosão, desertificação ou salinização não é mais recuperado.

Apresentam, normalmente, cor amarelada e avermelhada e ainda cinza, em várias tonalidades; menor fertilidade; menor atividade biológica; baixo teor de matéria orgânica; entre outras.

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.

Quais são os melhores métodos para combater a erosão? A principal técnica utilizada hoje no Brasil para diminuir os problemas causados pela erosão é o Sistema de Plantio Direto (SPD). O SPD é baseado em três pilares essenciais para aumentar a conservação do solo e da água.