Quais são os três tipos de degradação do solo?

Perguntado por: ezanette7 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Formas de degradação do solo

  1. Desertificação. ...
  2. Arenização. ...
  3. Processos erosivos. ...
  4. Salinização. ...
  5. Laterização. ...
  6. Poluição direta e contaminação.

4 fatores que causam degradação do solo na agricultura

  • 1 – Erosão. No que se refere às ações da natureza, as chuvas são o principal agente causador da erosão. ...
  • 2 – Salinização. ...
  • 3 – Compactação. ...
  • 4 – Poluição química.

A degradação química está relacionada às ações naturais ou antrópicas que promovem mudanças nas propriedades químicas do solo e levam à perda da sua capacidade produtiva.

Os meios de transportes, indústrias e o descarte incorreto de resíduos são as principais causas de poluição e degradação ambiental. Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que entre sete e oito milhões de pessoas morrem no mundo todos os anos em decorrência da poluição.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

A Erosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este atua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo.

Fenômenos tais como a erosão, a perda de carbono orgânico, a salinização, a compactação, a acidificação e a poluição química são os principais responsáveis da deterioração atual do solo.

Alguns dos principais contaminantes do solo são: metais pesados, medicamentos, fertilizantes, componentes químicos, óleos, solventes, entre outros.

Liberação de gases poluentes; Contaminação dos alimentos que a terra produz; Desertificação; Problemas de saúde pública, entre elas as doenças, como esquistossomose, tétano, doença da lombriga, entre outros.

A erosão, além de danificar o meio ambiente, retira uma camada superficial do solo que é rica em nutrientes, o que reduz o potencial produtivo das terras e pode gerar prejuízo na lavoura.

Degradação biológica:
Diminuição da matéria orgânica do solo – processo que favorece a emissão de gases de efeito estufa pela redução do estoque de carbono do solo.

A autocatálise é um tipo de reação na qual um dos produtos formados atua como o catalisador da própria reação.

O que torna o solo improdutivo
Brasil é composto por diversos tipos de solos, o que ajuda a explicar a existência de suas múltiplas causas de improdutividade. Apesar disso, é possível, sim, indicar os problemas mais comuns: acidez elevada, altos teores de alumínio tóxico, baixos teores de fósforo e de matéria orgânica.