Como colocar o disco da ATM no lugar?

Perguntado por: udantas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Algumas pessoas ficam com a mandíbula fechada por meio de fios durante certo período, para permitir que os ligamentos fiquem mais apertados e restrinjam o movimento. Em certos casos a cirurgia pode ser necessária. Um dos procedimentos é chamado deconsilectomia .

Colocando uma mandíbula deslocada de volta ao seu lugar
Colocam os outros dedos ao redor da parte inferior do maxilar inferior. Pressionam para baixo sobre os dentes de trás e empurram o queixo para cima, até que as articulações da mandíbula retornem para sua posição normal.

ATM: exercícios para ajudar a aliviar os incômodos dessa...

  1. Abrir e fechar a boca. Esse movimento pode ser um pouco complicado caso esteja com essa disfunção, entretanto, é importante fazer devagar para relaxar e alongar a mandíbula. ...
  2. Massagem. ...
  3. Movimentar as bochechas. ...
  4. Falar bem devagar.

As causas da luxação da articulação temporomandibular (ATM) podem ser espontâneas ou traumáticas, como por exemplo, abertura máxima de boca excessiva, durante a entubação orofaríngea, ou mesmo durante procedimentos dentários que impliquem que o paciente permaneça bastante tempo com a boca aberta.

A mão utilizada deve ser a mão oposta ao lado que houve a luxação. O polegar deve ser posicionado sobre a superfície oclusal posterior dos dentes molares no lado afetado. Nos pacientes sem dentes, o polegar deve ser posicionado na mesma região, porém, sobre a gengiva da crista alveolar.

O deslocamento de disco articular é o incorreto posicionamento dele com as superfícies côndilo/fossa e a eminência articular.

O diagnóstico é feito pela análise e verificação da mandíbula, do movimento da boca e abertura total da mesma. Além disso, exames como radiografias serão solicitados para que essa imperfeição seja detectada e corrigida. Essa disfunção é cíclica e pode aparecer em maiores períodos de estresse.

Quais são as principais causas de dor na ATM? A disfunção da ATM pode apresentar diversas causas, desde fatores emocionais — estresse, tensão e ansiedade — a questões físicas, como uma pancada na região ou problemas na arcada dentária.

Na verdade, a maioria dos pacientes com disfunção da ATM podem ser tratados com técnicas menos invasivas, como fisioterapia, placa de mordida, termoterapia ou com o tratamento LIVA, criado pelo Dr. Alain Haggiag, após 15 anos de pesquisa.

Alongamento da ATM
Pressione a língua no céu da boca sem tocar os dentes superiores. Em seguida, aplique uma pressão suave da língua na região enquanto tenta abrir lentamente a boca o máximo que puder. Feito isso, feche-a lentamente. Tente repetir o movimento,pelo menos, 3 vezes ao dia, até chegar a 10 vezes.

O deslocamento de disco sem redução é acompanhado de hipomobilidade mandibular e dor articular ao realizar os movimen- tos de abrir e fechar a boca. O tratamento conservador nesses casos tem obtido bons resultados na melhora da função mastigatória e na redução da dor, evitando assim o uso de procedimentos cirúrgicos.

Fazer compressa de gelo; Evitar movimentos extremos da mandíbula, como por exemplo, bocejar, cantar alto e mascar chiclete; Aprender técnicas para relaxar e reduzir o estresse; Praticar exercícios suaves de alongamento e relaxamento da mandíbula que podem ajudar a aumentar o movimento.

O especialista na articulação temporomandibular, além de ser o dentista especialista em ATM, também pode ser chamado de especialista em dor orofacial ou ser um cirurgião bucomaxilo.

  • Exercício de abre e fecha. Para quem sofre com a disfunção na ATM, abrir e fechar a boca pode causar dor. ...
  • Massagem local. Massagem é sempre bom. ...
  • Falar em câmera lenta. Para alongar e fortalecer, um ótimo exercício é falar. ...
  • Movimentar as bochechas. ...
  • Fisioterapia para ATM na SM Care.

Qual é o exame mais indicado para avaliar a ATM quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles? A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1).

Em geral, o tratamento é conservador, através do uso da placa de estabilização mandibular, com o principal objetivo de reduzir a dor do paciente. Na maioria dos casos, a limitação de abertura persiste, podendo em alguns casos, ganhar-se uma amplitude de abertura de 40 mm após 1 ano do início do problema.