O que fazer para relaxar os músculos do rosto?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Ao mesmo tempo, enrugue o nariz e as sobrancelhas, fechando os olhos com força. Mantenha essa posição por alguns segundos e relaxe. Repita o alongamento facial tantas vezes quanto precisar. Ao contrair e alongar os músculos do rosto e da mandíbula, você os treina a relaxa.

Abrir e fechar a boca
Outra maneira de resolver a tensão na mandíbula é simplesmente abrindo e fechando a boca de maneira atenciosa. Você deve ficar sentado em uma cadeira, permanecendo com a postura ereta. Em seguida, coloque a língua na região do céu da boca. Depois, abra a boca com a língua ainda na mesma posição.

Além de ser um hábito natural, falar movimenta mais de 70 músculos do nosso rosto e é um ótimo exercício para alongar e relaxar o maxilar. Fale de forma arrastada, como se fosse uma cena de um filme em câmera lenta. Assim, você sentirá menos dores na mandíbula.

Alongamento do sorriso
Sorrir pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, aliviando a tensão em todo o corpo. Com esse alongamento específico, você vai relaxar os músculos faciais, o pescoço e a mandíbula superior e inferior.

Tensão na mandíbula: 3 exercícios para diminuir

  1. Massageie o local. A massagem é tão comum quanto eficaz para relaxar os músculos. ...
  2. Abra e feche a boca. Outra forma de melhorar a tensão na mandíbula é abrindo e fechando a boca de forma maneira consciente, assim: ...
  3. Relaxe as bochechas.

As causas e origens que levam a uma pessoa ter dor no rosto são variadas. Podem ser sinusites, problemas ou abscessos dentários, disfunções na articulação da mandíbula, neuralgia do trigêmeo e até mesmo um acidente cerebral vascular.

5 dicas de relaxante muscular natural

  1. Cereja. Durante uma corrida de longa distância ou de qualquer outro exercício intenso, os músculos sofrem danos agudos que levam à inflamação e redução da capacidade de gerar força. ...
  2. Gengibre. ...
  3. Ginkgo biloba. ...
  4. Capsaicina. ...
  5. Magnésio.

Os relaxantes musculares, tais como o diazepam, podem ajudar a aliviar os músculos que rodeiam o maxilar e o rosto para evitar o cerramento do maxilar e espasmos.

A tensão muscular é considerada uma resposta fisiológica ao desconforto causado ao corpo pelos estímulos externos. Os mais comuns são provocados por fatores emocionais, como estresse e ansiedade, ainda mais nesses períodos de pandemia, ou decorrentes de problemas posturais que ameaçam a saúde.

Entretanto, associada à ansiedade, a DTM tende a se tornar aguda, crônica, ocorrendo em vários momentos. O ansioso sente pontadas ou queimação na região e o ato de falar ou bocejar passam a ser dolorosos. Estalos são comuns também.

A terapia inicial costuma ser o uso de medicamentos, principalmente os anticonvulsivantes carbamazepina ou oxcarbazepina. Apesar de sua eficácia inicial, os benefícios desses medicamentos podem diminuir com o tempo. Relaxantes musculares, como baclofeno, também podem ser usados.

Além da compressão com balão, as outras possibilidades são a radiofrequência ; método que lesa o nervo ; e a aplicação de glicerol, substância que promove a desidratação da raiz nervosa. A melhor indicação varia de acordo com o caso e as condições clínicas da pessoa.

Nem todo mundo sabe, mas a dor no maxilar pode estar ligada a questões emocionais, como a ansiedade. Este transtorno mental é capaz de causar diversos sintomas físicos e psicológicos, sendo o incômodo maxilar um deles.

3) Tensão muscular
É comum que em meio a crises ansiosas, a pessoa tenha a sensação de mandíbula apertada, punho tensionado e músculos enrijecidos por todo corpo. Por vezes, a tensão é tão grande que pode gerar dores locais.

Também é possível que o dentista prescreva um relaxante muscular (com o princípio ativo cloridrato de ciclobenzaprina), que ajuda a aliviar a tensão na região da ATM, evitando dores na mandíbula e no ouvido.