Qual o antibiótico para ATM?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Na infecção de estruturas orais por Staphylococcus aureus (SARM) resistentes à meticilina, a vancomicina IV é o antibiótico de escolha.

Medicamentos: na fase aguda, os anti-inflamatórios não esteroides (diclofenaco, naproxeno, ibuprofeno, etc.)

Por se tratar de uma dor intensa, o tratamento é inicialmente medicamentoso com analgésicos do tipo paracetamol ou dipirona, anticonvulsivantes como carbamazepina ou gabapentina, relaxantes musculares como diazepam ou baclofeno ou antidepressivos como a amitriptilina.

Também é possível que o dentista prescreva um relaxante muscular (com o princípio ativo cloridrato de ciclobenzaprina), que ajuda a aliviar a tensão na região da ATM, evitando dores na mandíbula e no ouvido.

vertigens; – barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca; – desgaste dental excessivo; – sensação de travar a mandíbula.

Pessoas com disfunções temporomandibulares podem sentir dor forte ou desconforto, que pode ser temporária ou durar muitos anos. A dor e sensibilidade ocorrem mais comumente na cabeça, na face, região cervical, nas orelhas/ ouvido e nos ombros.

O tratamento pode envolver medidas como aplicação de calor ou gelo, exercícios de alongamento e fortalecimento da mandíbula, fisioterapia, uso de dispositivos de apoio, medicamentos para aliviar a dor e, em casos mais graves, cirurgia.

Quais são as principais causas de dor na ATM? A disfunção da ATM pode apresentar diversas causas, desde fatores emocionais — estresse, tensão e ansiedade — a questões físicas, como uma pancada na região ou problemas na arcada dentária.

Nestes casos, dá-se preferência aos AINEs seletivos de COX-2 como a NIMESULIDA (Tab. 1) por via oral, 100 mg a cada 12h, de 3 a 5 dias, que atenua o componente neurogênico dos distúrbios inflamatórios da ATM.

Um exercício que ajuda a melhorar a elasticidade da pele e aliviar dores na ATM é inflar as bochechas, movimentando o ar armazenado de um lado para o outro da boca. Faça, pelo menos, 10 repetições ou mantenha o movimento até sentir a mandíbula mais solta e leve.

Mas por que acontece a dor de ouvido na ATM? Como a ATM está próxima ao canal auditivo, a dor e a inflamação nessa articulação podem afetar o ouvido. Aliás, um som de crepitação no ouvido (também conhecido como zumbido) é, muitas vezes, uma parte da dor de ouvido na ATM.

Qual profissional procurar? Ao perceber alguns dos sintomas supracitados, o cirurgião Buco Maxilo Facial deve ser acionado. Ele realizará o correto diagnóstico para detectar a disfunção por meio de exames clínicos e imaginológicos específicos, entre outros.

Qual é o exame mais indicado para avaliar a ATM quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles? A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1).

Além da alimentação, pessoas que têm distúrbios na ATM devem ficar atentas a hábitos que prejudicam a condição, como roer as unhas, mascar chiclete ou objetos duros, morder os lábios, apoiar o queixo na mão ou apertar os dentes intencionalmente ou sem querer.