Como saber se uma pessoa tem bruxismo?

Perguntado por: ndantas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Como saber se tenho bruxismo?

  1. dor de cabeça na região da testa, fundo de olho e nas têmporas;
  2. dor e zumbido no ouvido;
  3. dificuldade e dor para mastigar, principalmente alimentos duros;
  4. tonturas e vertigens;
  5. estalos ao abrir e fechar a boca;
  6. desgaste dental (algumas pessoas têm os dentes lascados), e/ou.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Nesses casos, o(a) dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Um dos sintomas mais evidentes do bruxismo é o barulho bem alto de ranger de dentes ao dormir. Porém, a não ser que a pessoa seja avisada por alguém, ela dificilmente saberá que faz isso quando embalou no sono.

Certifique-se de descansar pelo menos sete horas por noite e evite dormir de barriga para cima. Isso pode aumentar a probabilidade de ranger os dentes. Mantenha uma dieta saudável: uma dieta saudável reduz a ansiedade e a tensão muscular, o que pode prevenir o bruxismo.

Opções de tratamento para bruxismo
A aplicação de toxina botulínica, por sua vez, está indicada no bruxismo diurno e noturno, ao reduzir a atividade da musculatura envolvida. Recomendada nos casos leves ou graves, como costuma acontecer em pacientes com trauma cranioencefálico, coma, autismo e síndrome de Rett.

Ainda que o bruxismo não seja um transtorno perigoso, pode causar lesões dentárias permanentes se não for tratado. "Ranger os dentes é cerca de 40 vezes mais potente do que mastigar", observou Nigel Carter, da Fundação Britânica de Saúde Oral.

Primeiramente, o dentista irá radiografar a boca do paciente e depois moldá-la para construir a prótese. Esta, por sua vez, poderá ser tanto de acrílico quanto de silicone. O preço médio da placa de acrílico é de R$ 500,00 enquanto a de silicone custa em média R$ 250,00.

Então, se você está preocupado com o bruxismo, visite seu dentista para obter uma placa apropriada para ajudar a tratar o problema. Outros benefícios incluem: Melhora do sono: As placas para bruxismo podem ajudar a reduzir ou prevenir a interrupção do sono devido aos movimentos da mandíbula causados pelo bruxismo.

Como o bruxismo pode piorar em momentos de ansiedade ou tensão, um acompanhamento psicológico pode ser uma ajuda extra ao tratamento. O objetivo é que o paciente consiga lidar melhor com frustações pessoais ou época complicadas, que exijam muito do emocional, como aconteceu na pandemia, por exemplo.

Ronco intenso, insônia, sonambulismo, pesadelos, apneia (quando a pessoa para de respirar por alguns segundos) e bruxismo (ranger de dentes) são os distúrbios mais comuns do sono. Uma boa dica para prevenir o ronco e as apneias é dormir de lado, porque facilita a respiração.

Tente esvaziar a mente completamente. A meditação é eficiente porque melhora e previne o bruxismo causado por fatores psíquicos e espirituais. Não se esqueça de procurar um dentista para que ele te oriente sobre o que fazer para aliviar as crises e como tratar o bruxismo.

Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer tratamento de canal nos dentes afetados ou ainda tratar de distúrbios na articulação de ossos da face, como maxilar, mandíbula e têmporas.

Bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono.

Sensações de ansiedade, estresse, raiva e tensão provocam esse ato semivoluntário, quando diurno, ou completamente inconsciente, quando noturno. É possível, ainda, que ele seja uma resposta à dor de ouvido ou de dentes e acabe se tornando um hábito, especialmente em crianças.

O nosso estado mental pode estar diretamente ligado a alterações físicas de nosso corpo. Isso é o caso do bruxismo, que pode ser resultado de situações que geram estresse e ansiedade constantes.

São dois tipos de bruxismo existentes, como o próprio nome já indica: o bruxismo diurno e o bruxismo noturno, que está ligado principalmente a um distúrbio de sono. Acontece quando o indivíduo se encontra acordado, onde geralmente não ocorre o ranger de dentes, e está relacionado a um tique ou hábito.