O que é feito com bário?

Perguntado por: npaz2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Tem como principal fonte a barita, BaSO4, mas o elemento também pode ser extraído a partir de seus óxidos e cloretos. Compostos de bário são muito utilizados em fluidos para extração de petróleo e na fabricação de contraste de exames radiológicos.

O bário como elemento químico em estado puro tem poucas aplicações, sendo mais utilizado para remoção de oxigênio em válvulas eletrônicas, mas os seus compostos são encontrados no dia a dia sob diferentes formas. Os compostos mais usados do bário são peróxido, cloreto, sulfato, carbonato, nitrato e clorato.

O sulfato de bário é usado como fluido para perfuração de poços de petróleo e gás; O clorato e o nitrato de bário são usados na produção de chamas verdes em foguetes pirotécnicos; O sulfeto de bário aumenta o contraste para exames de raio-x do sistema digestório, sendo administrado via oral nos pacientes.

O cloreto de bário tem destaque na indústria química e na de metalurgia, sendo usado amplamente como reagente químico em laboratório e na indústria química e para a produção de ligas metálicas. Confira a seguir mais informações e outras aplicações desta substância em diferentes setores industriais!

Bário: É diurético, dissolve cálculos renais e biliares, favorece a digestão, atua como calmante, atua contra o reumatismo, filtra o excesso de gordura no sangue, elimina o ácido úrico, diminui a viscosidade do sangue, tem ação analgésica nas afecções renais, é estimulante glandular e da sexualidade, diminui a pressão ...

O bário é um meio de contraste positivo, enquanto o ar é negativo. Classificando as substâncias por composição química, existem os contrastes iodados, que contém iodo em sua composição, e os não iodados. Bário e gadolínio são os principais exemplos de meios de contraste não iodados.

Contrastes à base de bário são utilizados por via oral, em exames onde há a necessidade de mostrar melhor o tubo digestivo (esôfago, estômago e intestino). Os contrastes à base de iodo podem ser utilizados por via oral ou na veia. Quando ingerido por via oral, servem para a análise do tubo digestivo.

Não possui uma absorção significante no trato gastrointestinal (alguns dos aditivos são absorvidos). A eliminação do Sulfato de Bário é fecal.

É utilizado na fabricação de tintas, materiais de fricção, na preparação da lama para perfuração de poços de petróleo, por ser opaco aos raio -x devido a sua densidade é utilizado nos revestimentos isolantes de câmaras de raios-x, enquanto o tipo precipitados mais puros são utilizado nas fotografias de contraste do ...

O metal puro é usado na fabricação de armas nucleares e reatores, aeronaves e estruturas de veículos espaciais, instrumentos, máquinas de raios X e espelhos. O óxido de berílio também feito de minérios de berílio é usado em cerâmicas especiais para aplicações elétricas e de alta tecnologia.

Brometo (Br): Tem função antiepilética. Bário (Ba): Sua propriedade é absorver gases, mas, em excesso, pode causar problemas à saúde, tais como problemas neurológicos.

O cloreto de bário pode ser obtido a partir da reação do ácido clorídrico com o hidróxido de bário ou carbonato de bário. Em escala industrial, é preparado em duas fases a partir da barita, mineral rico em sulfato de bário. A primeira fase é realizada em altas temperaturas: BaSO4 + 4C → BaS + 4CO.

Ele não é produzido em laboratório, mas é extraído de minerais como a barita (sulfato de bário) e a witherita (carbonato de bário). A extração do bário desses minerais é geralmente realizada por meio de processos químicos, como a lixiviação ácida, que dissolve o bário em solução.

Em condições naturais e sem que haja influência antrópica, a presença de bário em água subterrânea é resultado da dissolução de minerais que contém o elemento nas rochas que armazenam a água subterrânea. Em rochas sedimentares, ocorre na estrutura de minerais carbonáticos, feldspatos e adsorvido em argilas.

A água deve ser límpida e cristalina, ou seja, não ter uma aparência turva, além de livre de odores e sabores. Também é necessário que a água não apresente metais pesados e outras substâncias em concentrações que possam acarretar problemas de saúde.

São diversos os benefícios da água mineral para o organismo, dentre eles: fortalecimento do sistema imunológico, tonificação da estrutura óssea, otimização do trânsito intestinal, hidratação do cérebro e da pele e muitos outros.