Onde é usado o hidróxido de bário?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O hidróxido de bário (barita) é usado em fluidos para perfuração de poços de petróleo e na fabricação de borracha; O sulfeto por ter característica fosforescente após exposição à luz é usado na fabricação de lâmpadas fluorescentes.

Usos. O óxido de bário é usado como um revestimento para catodos frios, e em tubos de raios catódicos. Ele é usado na produção de certos tipos de vidros tal como vidro crown óptico.

0,025 mol/L e 7.

Ba(OH)₂

Exemplo de base forte: Ba(OH)2 (hidróxido de bário), NaOH (hidróxido de sódio).

Sulfato de Bário é utilizado como meio de contraste radiológico do tubo gastroduodenal. Indicado também para radiografia de aparelho digestivo e também no chamado “enema opaco” (estudo radiológico contrastado do intestino grosso que requer um preparo intestinal prévio adequado).

O metal puro é usado na fabricação de armas nucleares e reatores, aeronaves e estruturas de veículos espaciais, instrumentos, máquinas de raios X e espelhos. O óxido de berílio também feito de minérios de berílio é usado em cerâmicas especiais para aplicações elétricas e de alta tecnologia.

O bário ocorre na natureza somente na forma combinada e as principais são a barita (sulfato de bário natural) e a witherita (carbonato de bário natural). Também é encontrado em quantidades- traço em rochas ígneas e sedimentares.

Características do bário
Assim como cálcio e estrôncio, o bário tem coloração prateada em sua forma metálica, sendo considerado um metal macio (ou seja, pode ser riscado com facilidade).

Hidróxidos, popularmente chamados de bases de Arrhenius, são compostos inorgânicos formados a partir da ligação de um cátion e um grupamento hidroxila (OH-). Segundo Arrhenius, base ou hidróxido é toda substância que, em solução aquosa, se dissocia liberando exclusivamente como ânion o íon OH-.

Ele não é produzido em laboratório, mas é extraído de minerais como a barita (sulfato de bário) e a witherita (carbonato de bário). A extração do bário desses minerais é geralmente realizada por meio de processos químicos, como a lixiviação ácida, que dissolve o bário em solução.

Hidróxido de Alumínio é destinado ao tratamento da azia ou queimação decorrente de hiperacidez gástrica. se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado, Medicamento de notificação simplificada RDC anvisa 199/2006, AFE nº 1.04493-8. medicamentos podem causar efeitos indesejados.

O cloreto de bário, de fórmula química BaCl2, é uma substância muito utilizada no setor de metalurgia em sais de têmpera, com a finalidade de aumentar a dureza de ferro-ligas e/ou aços (tratamento térmico de metais).

A função base é caracterizada por substâncias que apresentam o grupo hidroxila (OH)-1 ligado a metais. Devido a presença desse grupo, essas substâncias são também chamadas de hidróxidos. Um exemplo dessa função é a cal hidratada, utilizada em pinturas de paredes, cuja fórmula é Ca(OH)2.

Os exemplos mais conhecidos são o hidróxido de sódio (NaOH), vulgarmente chamado de "soda cáustica", e o hidróxido de potássio (KOH), também conhecido como "potassa cáustica". Os hidróxidos são caracterizados por seu caráter básico (tingem de azul o papel de tornassol, por exemplo).