Como identificar os óxidos?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Óxidos neutros: eles não reagem com água, ácido ou base, são covalentes, ou seja, sua composição é de ametais. Exemplo: monóxido de carbono (CO). Óxidos básicos: o metal presente em sua fórmula, geralmente apresenta “carga elétrica” +1 e +2, ou seja, possuem caráter iônico.

Os óxidos são compostos binários formados por oxigênio, e o outro elemento participante pode ser tanto um metal quanto um ametal. Dessa forma, eles podem ser formados por ligações iônicas (mais fortes) e covalentes (mais fracas).

Os óxidos podem ser classificados em três diferentes grupos: ácidos, básicos ou peróxidos. Óxidos ácidos: também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos. Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O).

Óxidos são substâncias inorgânicas binárias que apresentam o oxigênio como elemento mais eletronegativo. São classificados em anfóteros, ácidos, básicos, neutros ou duplos.

Os óxidos iônicos são aqueles que possuem o oxigênio ligado a um metal, tais como o ferro (Fe), o chumbo (Pb), o sódio (Na), o cálcio (Ca), a prata (Ag), entre outros. Geralmente, a carga elétrica do oxigênio é -2.

Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (dióxido de carbono).

Para nomear esses óxidos, utilizam-se os prefixos de número para indicar o nox. Por exemplo, se a carga é +2, será “di-”, ou carga +3 com o “tri-”, e assim por diante. A fórmula será, então: prefixo + óxido + de + elemento. Por isso existe o dióxido de ferro (FeO) e o trióxido de ferro (Fe2O3).

Os óxidos iônicos mantêm ligação entre o oxigênio e um metal, como o ferro (hidróxido de ferro-Fe(OH)3). Os óxidos são comuns no cotidiano, pois fazem parte da respiração animal e vegetal em razão do CO2.

Um ácido ou uma base podem ser identificados, desde que em solução, por meio da utilização de um equipamento denominado ph-metro. O ph-metro é um equipamento capaz de aferir o valor do pH da solução analisada. A partir desse valor, é possível determinar a característica da solução (se ácida, básica ou neutra).

O primeiro é através da mudança do sufixo. Se for o óxido com metal de menor valência, o sufixo será “oso”; mas se for o de maior valência, o sufixo será “ico”: FeO: óxido ferroso; Fe2O3: óxido férrico.

Existem óxidos moleculares, ou seja, aqueles formados por ligações covalentes entre átomos de ametais e o oxigênio. Exemplos: CO, CO2, SO3, Cl3O7. Há também os óxidos iônicos, que são aqueles em que o oxigênio está ligado a metais, tais como: Na2O, CaO e Fe2O3.

Os óxidos anfóteros são geralmente sólidos, e outros exemplos são formados por metais (Al2O3, SnO, SnO2, PbO, PbO2) e por ametais (As2O3, As2O5, Sb2O3, Sb2O3). Todos esses óxidos possuem caráter intermediário entre o iônico e o covalente, e metais ou ametais possuem eletronegatividade média.