Onde é feito o corte da circuncisão?

Perguntado por: ogil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

A circuncisão masculina é um procedimento cirúrgico em que é retirado o prepúcio (pele que recobre a glande). Essa técnica é praticada há milênios ao redor do mundo.

Os homens circuncidados – ou seja, que tiveram o prepúcio cortado do pênis, deixando a glande a descoberto – são, em sua maioria, muçulmanos.

Sob anestesia geral ou anestesia local é realizada uma incisão sobre o prepúcio e sobre a mucosa, abrangendo também o freio peniano, e é removido o excesso de prepúcio, permitindo assim uma exposição completa da glande.

Postectomia ou circuncisão é uma técnica cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio (excesso de pele que recobre o pênis), a fim de melhorar sua higiene íntima e o desempenho sexual.

Turcos, líbios, sírios, árabes e muitos povos da África Subsaariana têm como prática a remoção do prepúcio, pele que recobre a glande do pênis. Passando por razões mitológicas, religiosas e culturais, a circuncisão atravessou o Atlântico e alcançou status de tratamento preventivo contra infecções.

Em termos estéticos, a diferença é que o homem circuncidado não terá mais o prepúcio e sua glande ficará sempre exposta, o que dá um visual mais enxuto e delicado ao membro. Algumas pessoas podem ter a impressão que a circuncisão aumenta o tamanho do pênis, o que não é verdade.

A circuncisão geralmente é feita no hospital sob anestesia local associado à sedação quando necessário, como no caso de crianças e pacientes mais ansiosos, por exemplo, devendo o procedimento ser realizado por um urologista.

Homens circuncisados podem ter desvantagens na hora da relação sexual. Um estudo recente mostrou que aqueles que tiveram a pele do prepúcio removida - seja durante a infância ou a vida adulta - apresentam menos intensidade no orgasmo do que os demais.

Após mudar o nome de Abrão para Abraão, o Criador prometeu uma grande descendência e selou uma aliança única e especial. Como sinal dessa aliança, pediu para que Abraão e todos os homens do acampamento fizessem a circuncisão. Essa foi a única vez que homens adultos foram circuncidados.

Os benefícios da circuncisão
Tem a capacidade de reduzir a frequência de infecção urinária, a incidência das infecções no pênis e diminuir as chances de contágio de DST's – não excluindo o dever de utilizar camisinha nas relações sexuais.