O que está escrito em Provérbios 4 23?

Perguntado por: opinheiro8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

Quando ouvimos a Palavra de Deus, ela vai penetrando o nosso ser, o nosso coração; ela vai transformando os sentimentos da nossa alma e os pensamentos da nossa cabeça. A Palavra de Deus tem o poder de nos transformar, por isso o grande esforço do nosso ser cristão é para ouvir Jesus, é para ouvir a Sua Palavra.

É exatamente isto que Salomão ensina em proverbios 4 23. Isso revela o que a bíblia já ensinava há séculos atrás: nós tomamos atitudes conforme aquilo que está em nosso coração e não o que está em nossa mente.

Esses versículos fazem uma advertência contra o trabalho exagerado, quem trabalha somente para enriquecer vive para conquistar coisas que voam como águias. A riqueza não é fonte de segurança, ela pode sumir em um piscar de olhos, colocar nossa confiança no dinheiro é ser tolo.

Resposta: Significa que não esquecerei de determinada coisa ou alguém. Que sempre lembrarei de tal em meu coração.

Devemos falar tudo o que julgamos necessário ao nosso bem-estar. Guardar palavras nos engasgam e quando nos livramos delas, elas podem perder a razão. Devemos falar tudo o que julgamos necessário ao nosso bem-estar.

Deus não pode forçar nenhum de nós, mas precisamos expressar para Ele e para o coração d'Ele o quanto queremos e necessitamos ficar limpos, tirar de dentro de nós essas coisas velhas, essas tranqueiras que fazem de nós essa pessoa impura. A boca fala do que o coração está cheio.

“Guarda o teu coração” significa que você deve tomar cuidado com seus pensamentos, desejos e emoções. Tudo de bom ou de ruim que você faz começa no coração.

Em Provérbios 4, o sábio nos dá um conselho valiosíssimo: “adquire a sabedoria”. De acordo com ele, a sabedoria é indispensável para uma vida feliz, plena e equilibrada.

Em Provérbios 4.23 está escrito que é do coração que procedem as fontes da vida. A Bíblia refere-se ao coração de forma muito clara, mostrando-o como o centro, o âmago de nosso ser, como o “reservatório” de tudo que somos.

22 Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer. 22 Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer.