O que sai da boca não volta?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

18 Mas o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicações, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

“Assim será a Palavra que sair da minha boca, não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”. Isaías 55.11. Neste versículo, o profeta Isaías, inspirado por Deus, escreve que toda palavra dita por Deus, jamais voltará vazia.

11 O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.

No contexto imediato de Deuteronômio 8:3, “toda a palavra que sai da boca de Deus” provavelmente é uma referência direta à Palavra de Deus que orientou o povo pelo deserto e segundo sua ordem proveu o maná. Mas essa verdade nos leva a um contexto ainda mais amplo do poder da Palavra de Deus revelado em toda Escritura.

21 A morte e a vida estão no poder da alíngua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 aO que encontra uma besposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

As palavras são ferramentas extremamente importantes da nossa comunicação. Elas têm um grande poder, sendo capazes de motivar, levantar, emocionar, aproximar, decepcionar, magoar, afastar e derrubar. Dependendo do que e de como falamos, podemos tanto agradar quanto desagradar quem nos ouve.

Quando Deus libera uma palavra? ⁠Quando Deus libera uma palavra sobre a sua vida, Ele não te leva até o que Ele liberou, cabe a você, ser guiado pelo Espírito Santo! quando deus libera uma palavra, ele dÁ uma semente!

Em Isaías 55, vemos a continuação do projeto de Deus que começou no Cristo, a partir do capítulo 53. No capítulo 54, vemos a glória do povo de Deus e a expansão da Igreja. Aqui no capítulo 55, vemos a manifestação da graça de Deus. Isto é a nova dispensação inaugurada pelo Filho de Deus.

7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.

“Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:15–17). Se vivemos a religião que o Senhor revelou e que nós recebemos, não pertencemos ao mundo.

Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura” (Mc 7.15). Uma boa higiene é muito importante para o corpo humano, para que tenhamos uma vida saudável e equilibrada.

A boca tem um amplo significado na Bíblia. Com a boca - lábios e língua - podemos proferir palavras de bênção ou maldição. Com a boca podemos beijar ou cuspir, perdoar ou acusar.