Quantos dos brasileiros são circuncidados?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

Em um período de 27 anos, 1,2% dos homens no Brasil foram circuncidados por motivos médicos.

A maioria dos homens em todo o mundo não é circuncidada, mas a operação ainda é muito comum nos Estados Unidos. Como relatado recentemente no Journal of Urology, quase 80% dos homens nascidos nos Estados Unidos foram circuncidados, quase sempre na infância.

Pouca coisa muda após a circuncisão masculina. Em termos estéticos, a diferença é que o homem circuncidado não terá mais o prepúcio e sua glande ficará sempre exposta, o que dá um visual mais enxuto e delicado ao membro.

Se não se fizer a cirurgia, a fimose pode estender-se ao trato urinário no início da glande com piores consequências.

“Ao contrário do que se costuma pensar, a circuncisão traz o risco de complicações médicas e psicológicas. As complicações mais comuns são o sangramento, infecções, estenose do canal (o estreitamento da uretra) e ataques de pânico”, defende a organização.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Sim, no Brasil a circuncisão (ou postectomia) é uma cirurgia bem comum, mas não tanto como nos Estados Unidos ou em outros países do mundo (em que atingem uma taxa de 80% da população masculina).

Homens circuncisados podem ter desvantagens na hora da relação sexual. Um estudo recente mostrou que aqueles que tiveram a pele do prepúcio removida - seja durante a infância ou a vida adulta - apresentam menos intensidade no orgasmo do que os demais.

Entre as vantagens, segundo a academia, está a prevenção de infecções urinárias, de doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV e o HIV, e do câncer de pênis. Hoje, 56% dos recém-nascidos nos EUA são circuncidados-cerca de 1 milhão a cada ano.

Após mudar o nome de Abrão para Abraão, o Criador prometeu uma grande descendência e selou uma aliança única e especial. Como sinal dessa aliança, pediu para que Abraão e todos os homens do acampamento fizessem a circuncisão. Essa foi a única vez que homens adultos foram circuncidados.

No apócrifo Evangelho de Tomé (§ 53), os discípulos perguntam a Jesus se a circuncisão serve de alguma coisa; Jesus responde que, se servisse, os meninos já nasceriam circuncidados.

Vantagens de deixar sem prepúcio, ou seja, fica a glande totalmente descoberta: estudos mostram que reduz risco de contrair DST e previne candidíase local, e facilita higiene local. Eventual melhora de ejaculação precoce é controversa.

É boa idéia checar com o urologista a causa das suas dificuldades. Além disso, recomenda-se deixar a glande exposta por algumas horas (por exemplo, no quarto, à noite) e, na hora do banho, fazer uma massagem bem leve com uma esponja na região.

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.