O que vale mais no Enem e a redação ou a prova?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Uma das vantagens de caprichar na redação é que ela pode render pontuação acima das provas objetivas, aumentando a média geral. Outro motivo para você investir na redação é que a nota é o primeiro critério de desempate em processos seletivos que usam a pontuação do Enem, como Sisu, ProUni e FIES.

Pontos do Enem: como funciona?

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 750 pontos;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 600 pontos;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 830 pontos;
  • Matemática e suas Tecnologias: 655 pontos;
  • Redação: 900 pontos.

A maioria das pessoas defendem fazer a redação primeiro. Você já deve saber que a prova é muito grande e cansativa e por isso você vai ficar esgotado no final dela. Esse é um dos motivos que muitas pessoas indicam fazer a redação primeiro.

No total, os candidatos podem atingir até 1000 pontos com a redação do ENEM. Assim como nas outras áreas de conhecimento requeridas no exame, boas redações costumam receber notas maiores que 500.

Se você tirar nota 1000 na redação do Enem, isso pode ser muito vantajoso para a sua vida acadêmica e profissional. Primeiramente, essa pontuação pode aumentar significativamente as suas chances de ingresso nas universidades, uma vez que a nota da redação é um critério de desempate em muitos processos seletivos.

O que de para fazer com 500 pontos no Enem?

  • Administração: nota mínima de 491 pontos;
  • Pedagogia: nota mínima de 474,84;
  • Ciências biológicas: nota mínima de 417,07;
  • Matemática: nota de corte mínima de 387,80;
  • Física: nota de corte mínima de 446,70.

Já quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar.

Começar pela redação: Prós
Isso é fato. Se você começar pela redação, a sua mente vai estar muito mais descansada para concatenar as ideias e organizar os argumentos para conseguir elaborar um texto persuasivo.

Lembrando que o Enem tem um total de 90 questões em cada dia de prova, totalizando 180 questões. Ou seja, você deve acertar algo em torno de 62% da prova para ter um total de 700 pontos.

Os temas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam ser bastante debatidos nos colégios e cursinhos e despertam a curiosidade dos estudantes antes da aplicação das provas. Mas o certo mesmo é que é impossível saber o tema antes do primeiro dia de provas, quando a redação é aplicada.

Pontos necessários para passar no Enem
Nos mais disputados, a nota mínima para entrar pode ultrapassar os 800 pontos. Já nos mais tranquilos, com cerca de 450 pontos na média geral já é possível garantir uma vaga.

Os cursos mais disputados, como Medicina e Engenharia, exigem 800 pontos ou mais para conseguir uma vaga. No entanto, com pouco mais de 600 pontos no Enem é possível passar em diversos cursos. O ProUni concede bolsas de estudo em universidades privadas a estudantes de baixa renda.

Uma das principais dúvidas sobre a TRI é o fato de que é impossível o aluno tirar nota 1.000 na prova de múltipla escolha (na redação, isso é possível). Por meio dessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as 45 questões de cada prova, sua nota nunca será 1.000.

A estudante amazonense Rilary Castro, de 18 anos, alcançou nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O desempenho garantiu uma vaga no curso de engenharia civil. A jovem, no entanto, se deparou com um problema: não tinha dinheiro para fazer uma faculdade longe de casa.

Participante 1: 30 acertos – 705 pontos. Participante 2: 30 acertos – 800 pontos. Participante 3: 30 acertos – 880 pontos.

700 a 750 pontos: Administração, Odontologia, Enfermagem, Arquitetura, Ciências Contábeis, Nutrição e Comunicação. 651 a 699 pontos: Farmácia, Fisioterapia, Recursos Humanos, Secretariado, Webdesign. 600 a 651 pontos: História, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.