O que posso fazer com 450 pontos no Enem?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Quantos pontos do Enem preciso para o FIES?

  • Administração: 450 a 690 pontos.
  • Arquitetura e Urbanismo: 480 a 750 pontos.
  • Ciências Contábeis: 450 a 685 pontos.
  • Direito: 460 a 765 pontos.
  • Educação Física: 455 a 670 pontos.
  • Enfermagem: 450 a 670 pontos.
  • Engenharia Civil: 450 a 735 pontos.
  • Engenharia de Produção: 450 a 720 pontos.

Com a nota do Enem, caso atinja a pontuação mínima exigida (normalmente 300 pontos), o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar vestibular.

450 pontos

Para se inscrever são aceitas as notas de qualquer edição do Exame a partir de 2010, desde que o candidato tenha atingido um mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. Com uma pontuação próxima ao mínimo exigido é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados.

Se você teve média de 450 pontos no Enem e pretende fazer um financiamento pelo Fies, você pode entrar em cursos como Administração, Biomedicina, Design, Engenharia Civil, Fisioterapia, Matemática, Pedagogia e Serviço Social.

450 pontos

No entanto, o candidato deve ter feito, no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação para participar. A nota de corte em Medicina pelo FIES gira em torno de 723 pontos. Em 2021, a maior pontuação foi de 773 pontos, e a menor, 672 pontos.

É claro que a nota final também depende de como o candidato foi nas questões, mas, segundo o professor João, tirar cerca de 800 pontos na redação já é sim considerado uma boa nota, que permitiria a aprovação em vários cursos de universidades pelo Brasil.

Por exemplo, em 2021, a nota média nacional do Enem foi de 522,8 pontos em Matemática, 520,6 pontos em Ciências da Natureza, 529,6 pontos em Ciências Humanas e 585,5 pontos em Linguagens. Considerando esses valores, uma nota boa seria aquela que fica acima dessas médias.

Ele não precisava virar noites já que sabia aproveitar muito bem seu tempo de estudo”, disse a irmã. No Enem 2015, Matemática foi o grande destaque, com a maior nota já registrada na história do exame: 1.008,3.

Matemática, Física, Química e Biologia. Essas são as disciplinas cobradas no segundo dia do Enem – e as matérias que costumam dar mais dor de cabeça para os estudantes que têm dificuldades com cálculos ou que preferem as Humanidades.

Estar por dentro e entender sobre todas as áreas de conhecimento do Enem é essencial. No entanto, existem algumas disciplinas que são as principais e que possuem um peso maior, e são: Física, Química e Biologia, que tem peso 3, e são as áreas mais vistas no curso de Medicina.

De acordo com o INEP, a média geral das notas na prova de Matemática foi de 653 pontos, o que representa um aumento de 15 pontos em relação ao ano anterior. Já na prova de Linguagens e Códigos, a média foi de 659 pontos, o que significa um aumento de 4 pontos em comparação a 2022.

Não é possível passar no Sisu com uma nota abaixo da nota de corte. Como explicado, a nota de corte é a menor pontuação necessária para que um candidato seja selecionado para determinado curso. Ela é calculada com base no número de vagas disponíveis e no desempenho dos candidatos inscritos.

Na prática, significa que o aluno precisa acertar 150 das 180 questões do exame e ainda cravar pelo menos um 9 na temida redação, uma régua que torna o desafio de ingresso no ensino superior ainda mais superlativo e impõe aos jovens alta disciplina.

Quanto maior a sua nota, mais cursos você pode escolher. A boa notícia, portanto, é que se você conquistar pelo menos 500 pontos no Enem já são suficientes para entrar em alguns cursos, de acordo com as médias de corte do Sisu, do Prouni e do Fies. E também vale bolsa com acesso direto em universidades particulares.

Em humanas, essa pontuação também só é obtida acima de 42 acertos. “Ninguém faz 900 em humanas ou ciências da natureza.