O que faz a nota de corte subir?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Isso acontece quando um candidato, mesmo selecionado, sai da concorrência por um curso e opta por outro. Assim, ele abre espaço para mais uma vaga e, na ordem, o próximo colocado ocupa a última posição e passa a determinar a nota de corte.

“As notas de corte de alguns cursos tendem a aumentar porque toda vez que um estudante troca de curso as notas maiores passam a ocupar posição mais acima e vai fazendo justamente com as colocações mudem”, explica o professor de química Berg Figueiredo.

Vale lembrar que o cálculo da nota de corte não é apenas uma média geral, mas leva outros fatores em conta, como o fato do candidato concorrer por cotas ou não, número de candidatos, instituição e também de acordo com o curso escolhido.

Durante a semana de inscrições, o sistema calcula, uma vez por dia, a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos participantes inscritos. É possível modificar as opções quantas vezes quiser, o sistema irá considerar somente a último registro.

Como é calculada a nota de corte? A nota de corte do é definida como a pontuação mínima necessária para ingressar em determinado curso. Ela é calculada levando em consideração o desempenho dos candidatos que se inscreveram para aquele curso específico.

A nota de corte do Sisu pode diminuir? Sim! Isso acontece quando um candidato, mesmo selecionado, sai da concorrência por um curso e opta por outro. Assim, ele abre espaço para mais uma vaga e, na ordem, o próximo colocado ocupa a última posição e passa a determinar a nota de corte.

QUANDO SAI A NOTA DE CORTE? A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos o Sisu e só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Se, por exemplo, mais candidatos com notas mais altas se inscreverem para um determinado curso, a nota de corte tende a aumentar. Já se houver menos candidatos ou candidatos com notas mais baixas, a nota de corte tende a diminuir.

Mas não se preocupe: assim como ela pode subir, a nota de corte pode diminuir. Isso acontece quando um candidato, já classificado, desiste de uma determinada vaga para concorrer à outra. Nesse caso, os próximos colocados sobem uma posição e abrem espaço para um novo concorrente.

Essa nota só pode ser verificada no período de inscrição e durante a consulta de vagas liberadas pelo Sisu dá para ter uma ideia aproximada -ou mais ou menos aproximada- de quanto cada curso vai exigir.

A variação ocorre por diversos motivos, como a quantidade de inscritos dentro do número de vagas para cada curso/instituição.

Ou seja, o sistema verifica a nota do Enem de todos os candidatos que concorrem a uma vaga naquele curso específico, naquela modalidade de concorrência e mostra qual seria a nota mínima para conseguir se classificar. Ela pode ser consultada enquanto as inscrições estiverem abertas e é atualizada diariamente, às 00h.

700 a 750 pontos: Administração, Odontologia, Enfermagem, Arquitetura, Ciências Contábeis, Nutrição e Comunicação. 651 a 699 pontos: Farmácia, Fisioterapia, Recursos Humanos, Secretariado, Webdesign. 600 a 651 pontos: História, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.

A nota do Enem garante Bolsas de Estudo
Com 500 pontos no Enem, você já pode concorrer a uma bolsa e garantir sua chance de estudar em uma boa universidade, com mensalidades bem mais em conta.

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.