O que tem na porta dos judeus?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Herança também desta festa é um símbolo que os judeus colocam no batente das portas de suas casas, a mezuzá, cuja função é indicar que ali mora um judeu.

No momento em que é afixada no batente da porta, ela atrai a santidade de D'us que pairará sobre a casa ou estabelecimento. No verso do pergaminho estão escritas as letras hebraicas Shin, Dalet e Yud, que forma o acróstico das palavras hebraicas "Shomer Daltot Israel" – "Guardião das casas de Israel".

Marque o local! Uma mezuzá é afixada no batente da porta da direita de quem entra, aproximadamente, na parte inferior do terço superior do batente da porta.

Mezuzot (originalmente batentes da porta) são caixinhas cilíndricas com escritas semelhantes às anteriores, afixadas à ombreira direita do interior das portas das casas (AUSUBEL, 1989, p.

Na cultura judaica, o talit é um manto de oração que separa o homem do mundo físico e o liga ao mundo espiritual. Ao olhar para ele, os judeus se recordam das leis de Deus, da responsabilidade em obedecê-las e de que foram chamados para serem santos.

Por que se cobre o corpo logo após o falecimento? A tradição judaica considera que deixar o corpo à vista é uma violação do princípio de “kevod ha'met”, respeito pelos mortos. Mais ainda, se deixássemos o corpo exposto, estaríamos limitando nossa perspectiva à realidade física da morte.

Pessoas religiosas costumam beijar a mezuzah ao entrar e sair de casa e o objeto tambem é colocado nos umbrais de portas de instituições públicas, inclusive em hospitais. O beijo não é direto, as pessoas costumam tocar na mezuzah com a mão e depois levá-la aos lábios.

Perucas Judaicas – Peruca Kosher
Entendemos que o hábito da mulher judia de utilizar uma peruca para cobrir os seus cabelos é uma forma de preservar a intimidade do seu cabelo natural para dentro do seu casamento. No entanto, entendemos também que todas desejam ficar bonitas e elegantes no seu dia a dia.

A mezuzá é fixada no terço superior do umbral da porta direita (ao entrar), mas não inferior a uma mão do topo.

A mezuzá pode ser colocada tanto de dia como de noite, não há preferência a este respeito. A única proibição é colocar uma mezuzá durante o Shabat ou Yom Tov, porque ao coloca-la estaríamos transgredindo vários mandamentos desses dias sagrados.

É preciso uma vivência em ambiente judaico religioso, é preciso um período de anos de estudo, e no final a pessoa tem de ser aprovada ou não por um tribunal rabínico, que tem de ser composto no mínimo por três rabinos. Só aí é que se formaliza a conversão. Mas nem todas as sinagogas e países têm tribunal rabínico.

Presentes. Antes do casamento, a noiva dá um talit, um tipo de xalé de orações para o noivo, para lembrar do “Grande Casamento” entre Deus e o povo de Israel, no Monte Sinai, quando os judeus tiveram a visão de Deus envolto em um talit. Já o noivo presenteia a noiva com um par de castiçais.