Qual o versículo da Bíblia que fala sobre transgressões?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

4 Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 5 Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado. 6 Todo aquele que nele permanece não está no pecado.

Violação ou quebra de um mandamento ou lei.

5 Porém ele foi aferido pelas nossas btransgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas cpisaduras fomos dsarados.

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.

Enquanto que transgressão tem haver com uma rebelião de algo explicito e externo e escrito, iniquidade tem haver com algo interno, com a pervesidade de mente - aos impulso maus do seu intimo, do seu coração e sua mente. Iniquidade tem haver com as obras distorcidas e secretas de seu homem interior.

Significado de Transgressão
substantivo feminino Ação de transgredir, de infringir, de ultrapassar o limite de alguma coisa; violação, infração. [Jurídico] Violação ou não cumprimento de uma lei, ordem ou regulamento; infração: transgressão das leis de trânsito.

O Decálogo forma uma unidade inseparável. Transgredir um dos mandamentos é infringir todos os outros (Tg 2,10-11). Todos eles são imutáveis e sua obrigação vale sempre, e em toda a parte. Ninguém pode dispensar-se deles.

4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Isaías 53 contém uma profecia relativa à Expiação de Jesus Cristo. Isaías ensinou que o Salvador seria desprezado e rejeitado, maltratado e afligido, que suportaria nossas dores e seria ferido por nossas transgressões.

22 O mais pequenino se tornará mil, o menor será uma nação poderosa. Eu sou o Senhor; na hora certa farei que isso aconteça depressa.

13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

11 O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da aboca, isso é o que contamina o homem.

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará”: podemos entender, vendo isoladamente esta parte do texto, que se queremos ser prósperos em nossas vidas, não podemos esconder nossos pecados. Devemos confessá-los e então alcançaremos a tão sonhada paz financeira.

Iniquidade na bíblia
A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante. Segundo a bíblia, o iníquo é o indivíduo que já está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências ou tendo vergonha de cometê-los.

Pesha, “rebelar-se”, “transgredir”, “pisar além”. Termo hebraico que aparece por noventa e três vezes, conforme se vê, por exemplo, em Êxo.