O que é o crime de heresia?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

A heresia era um crime de consciência, uma atitude, um pensamento desviante do dogma oficial da Igreja. A palavra heresia, de origem grega, significa "escolha", portanto, explicou Vainfas, na visão da Igreja quem "escolhe" é o Concílio de Trento e o Papa, sendo assim "o herege caminha perigosamente".

A palavra heresia tem origem no idioma grego e significa “escolher”. Segundo a Igreja Católica, uma heresia é toda doutrina religiosa que contraria os princípios da fé estabelecidos pela própria Igreja.

Entre as várias heresias que se desenvolveram a partir do século XII, duas das mais importantes foram: Os cátaros ou albigenses: surgiram na França e possuíam uma visão dualista do mundo, ou seja, o mundo material era mau e o mundo espiritual era bom.

Aquilo que é uma incoerência ou contrassenso: 2 incoerência, absurdo, contrassenso, contradição, disparate, incongruência, paradoxo, despropósito, insensatez, tolice, asneira, despautério, desatino, discrepância, barbaridade, dislate, alogia.

Era lugar-comum que as heresias fossem entendidas como agentes da inquietude, da inconstância, do desregramento e da desobediência, da contravenção e da destruição de modelos.

Herege é o nome dado ao indivíduo que professa uma heresia, ou seja, que questiona certas crenças estabelecidas por uma determinada religião.

Herege é o nome que se da a quem pratica uma heresia, ou seja, aquele que tem doutrinas contrárias aos dogmas estabelecidos de uma determinada religião ou seita. Herege também pode ser alguém que não possui nenhuma fé religiosa ou deprecia a fé dos outros.

Heresia ocorre quando alguém tem um pensamento diferente de um sistema ou de uma religião, sendo assim quem pratica heresia, é considerado um herege. Uma heresia é uma doutrina que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja. Fora do contexto da religião, uma heresia também pode ser um absurdo ou contrassenso.

Assim, a forma de tortura mais usada na época era a de cortar o calcanhar do herege e queimar em brasas. Além desta punição, existiam outros meios de tortura como a prisão, prisão perpétua e a morte.

19 Porque é necessário que até haja entre vós aheresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. 20 De sorte que, quando vos congregais num lugar, anão é para comer a ceia do Senhor. 21 Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia, de sorte que um tem fome e outro embriaga-se.

37. proposições heréticas eram críticas, questionamentos ou indagações feitas contra a Igreja como instituição ou aos seus membros. As blasfêmias eram uma demonstração de grosseria, rusticidade ou ignorância; “uma prática nascida do hábito, da ironia, do humor, da raiva ou da decepção4”.

1 heresia, sacrilégio, blasfêmia, profanação, perversão, transgressão, violação. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Culpa ou falta: 2 culpa, falta, erro, falha, delito, infração, crime, ofensa, desvio.

Significado de incongruência
Qualidade do que apresenta contradições, do que se opõe ao padrão estabelecido, do que não tem lógica. Falta de congruência e de adequação; sem concordância, harmonia ou identidade.

O objetivo era administrar os conflitos decorrentes das heresias e manter a unidade do Império e da Igreja. Ao longo dos séculos, essas diferenças foram se acentuando, passando a ser consideradas como uma crise de autoridade sobre a verdade da crença cristã.

A Inquisição foi estabelecida pelo papado durante a Idade Média (século XIII) com o objetivo de combater a heresia, ou seja, qualquer linha de pensamento contrária a da Igreja Católica na época. A primeira aparição da Inquisição se deu na França como resposta aos movimentos apóstatas e heréticos na visão da Igreja.

Quem foram os que mais sofreram com a Inquisição Medieval? A - Judeus, mulheres consideradas praticantes de bruxaria, cientistas e pessoas que não seguiam a fé católica.