Quais são as danças folclóricas e suas regiões?

Perguntado por: upinheiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

8 principais danças folclóricas do Brasil e do mundo

  1. Maracatu (Pernambuco) ...
  2. Samba de roda (Bahia) ...
  3. Frevo (Pernambuco) ...
  4. Catira (Goiás, Minas Gerais e interior de São Paulo) ...
  5. Bumba meu boi (Norte e Nordeste) ...
  6. Tango (Argentina) ...
  7. Odissi (Índia) ...
  8. Dança do ventre (Oriente Médio)

São danças folclóricas que ocorrem no Brasil:

  • frevo.
  • catira.
  • baião.
  • quadrilha.
  • samba de roda.
  • maracatu.
  • bumba meu boi.

Segundo Marques (1997), danças folclóricas são: Fandango, Quadrilha, Dança de Fitas, Dança de São Gonçalo, Frevo, Samba de Roda, Batuque, Baião, Cateretê, Forró e Vanerão. E danças populares: seriam as dos bailes, discotecas e festas.

As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.

As danças folclóricas representam um conjunto de danças tradicionais. Vindas de lugares específicos, muitas delas têm ligação com a religiosidade e outras têm origem profana. As danças folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, celebrações, etc.

A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...

Danças Folclóricas do Rio Grande do Sul: Chimarrita; Milonga; Vaneirão/Vaneira/Vaneirinha; Chula; Pezinho; Xote ou Chote; Bugio; Mazurca; Contrapasso; Marcha; Polca; Chamamé; Rancheira; Balaio; Caranguejo; Xote Carreirinha; e Xote das Duas Damas.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

As danças folclóricas podem ser classificadas coreograficamente, conforme o número de participantes, em: solistas, quando existe um só dançador, como no frevo; de par enlaçado, como a valsa; de par solto, como a chimarrita, podendo haver aquelas em que o par se enlaça e se separa conforme as marcações, ex.: ciranda, ...

Maçarico. Uma das danças mais conhecidas da região do Amazonas. Leva esse nome em alusão ao pássaro Maçarico, muito comum na fauna regional.

As danças populares brasileiras surgiram da fusão da cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.

A seguir, apresentaremos 7 dos mais populares tipos de danças típicas da região Sul do Brasil.

  1. 1 – Chula gaúcha. ...
  2. 2 – Vaneira. ...
  3. 3 – Mazurca. ...
  4. 4 – Chimarrita – Dança típica da região Sul de origem portuguesa. ...
  5. 5 – Milonga. ...
  6. 6 – Pau de Fitas – Dança das fitas. ...
  7. 7 – Dança da Balainha.

Alternativa E. O Hip Hop é uma expressão artística que tem na dança e nas músicas um caráter muito forte de protesto, refletindo especialmente as demandas sociais das classes mais baixas e grupos sem privilégios, como negros, pobres, favelados e desempregados que se deparam cotidianamente com o preconceito.

O frevo surgiu no final do século XIX, no Carnaval, em um momento de transição e efervescência social no Brasil, como uma grande expressão cultural das classes populares.

Cururu. O caruru é dançado exclusivamente por homens, ao som da viola de mocho, do reco-reco e do ganzá, bem como do desafio dos repentistas - herança dos migrantes paulistas. Também de cunho religioso, está presente especialmente nas festas do Divino Espírito Santo.

Bate flechas
É uma dança de cunho religioso, em louvor a São Sebastião, tipicamente capixaba. Nesta dança, os dançarinos (homens e mulheres), usam duas flechas cada para marcar ritmo juntamente com a batida dos pés.