Qual a relação do filme Matrix com a realidade?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

O interessante de Matrix é que, além disso, o filme oferece a sua resposta para a “realidade”, fazendo referência a coisas tão cotidianas como um déjà vu, dando-lhe sentido, moldando-o ao sistema proposto. Matrix é uma espécie de realidade virtual na qual todos nós estamos dormindo e vivemos como se fosse real.

O filme, que foi lançado quando o mundo estava próximo da revolução da internet, e às vésperas do novo milênio, aproveitou o desenvolvimento tecnológico da época e levantou perguntas importantes sobre a web, a consciência e o controle social.

Ilusão da realidade virtual:
“Matrix” nos faz questionar a natureza da realidade e nos alerta sobre a possibilidade de vivermos em uma ilusão. Embora a Matrix seja uma ficção, ela nos faz refletir sobre como a tecnologia pode distorcer nossa percepção da realidade e nos desconectar do mundo físico.

A relação de “Matrix” com o filósofo Jean Baudrillard, é, na verdade, contraditória. O filme faz referência a uma das principais obras do francês, “Simulacros e Simulação”.

Na Matrix, é duvidoso que o mundo real seja melhor do que a simulação computacional. Porque a Matrix pode realmente parecer uma escolha melhor. O principal tema da Alegoria da Caverna é nos alertar de nossa ignorância, e aquilo que você vê não é real, expresso pelas Matrixes.

Interpretação do Mito da Caverna
Para Platão, a caverna simbolizava o mundo onde todos os seres humanos vivem. As sombras projetadas em seu interior representam a falsidade dos sentidos, enquanto as correntes significam os preconceitos e a opinião que aprisionam os seres humanos à ignorância e ao senso comum.

Isso significa deixar de ser manipulado e deixar que uma série de crenças limitantes impeçam você de alcançar o seu potencial.

Reflexões sociológicas
A satisfação parcial de necessidades geradas pelo sistema organizacional para que os empregados sejam controlados mais facilmente, apresentada no filme, nos leva à reflexão sobre como se constroem as realidades e o quanto nosso cotidiano está normatizado.

O filme ainda apresenta conexão com questões filosóficas mais recentes, como as levantadas pelo francês René Descartes, do século 17, que notou a dificuldade de termos certeza que a experiência humana não é o resultado de um sonho ou de um engano sistemático malévolo.

Matrix é um lugar abaixo da superfície da Terra, onde a humanidade está em coma dentro de casulos, controlada por computadores maléficos, que rodam sistemas operacionais com Inteligência Artificial, no ano 2199.

Muitos devem conhecer o filme Matrix, mas o que nem todos sabem é que ele contém referências filosóficas riquíssimas. As ideias apresentadas na superprodução cinematográfica apresentam relação com a filosofia idealista platônica, fazendo claras referências à alegoria da caverna, de Platão.