Qual a mensagem que o filme Matrix traz?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

E talvez seja essa a principal mensagem do filme Matrix: deixar para trás os conceitos que o mundo tenta fazer com que assimilemos com verdade desde que nascemos é uma tarefa que cada um deve fazer por si mesmo.

The Matrix é um filme distópico de ficção científica que reflete acerca da humanidade e das razões que podem conduzi-la à ruína. Mostra um futuro sem esperança para os humanos, que esgotaram os recursos do planeta para parar as máquinas que criaram.

Matrix é uma palavra de origem latina que deriva de mater, cujo significado é mãe, matriz. Também pode significar útero que na linguagem popular no Brasil também é chamado de “mãe do corpo”. “Matriz” é muito usado pelos pecuaristas, onde matriz é “Rês ou rebanho de gado puro, que serve para a formação de reprodutores”.

Reflexões sociológicas
A satisfação parcial de necessidades geradas pelo sistema organizacional para que os empregados sejam controlados mais facilmente, apresentada no filme, nos leva à reflexão sobre como se constroem as realidades e o quanto nosso cotidiano está normatizado.

O interessante de Matrix é que, além disso, o filme oferece a sua resposta para a “realidade”, fazendo referência a coisas tão cotidianas como um déjà vu, dando-lhe sentido, moldando-o ao sistema proposto. Matrix é uma espécie de realidade virtual na qual todos nós estamos dormindo e vivemos como se fosse real.

Mas, sem dúvida, o efeito mais famoso de Matrix é aquele chamado de bullet time, que causa a impressão de que o tempo foi congelado enquanto o espectador acompanha uma cena em 360 graus.

O filme, que foi lançado quando o mundo estava próximo da revolução da internet, e às vésperas do novo milênio, aproveitou o desenvolvimento tecnológico da época e levantou perguntas importantes sobre a web, a consciência e o controle social.

Matrix é um lugar abaixo da superfície da Terra, onde a humanidade está em coma dentro de casulos, controlada por computadores maléficos, que rodam sistemas operacionais com Inteligência Artificial, no ano 2199.

Catolicismo em Matrix
Boa parte das pessoas que viram o filme devem ter notado a presença de elementos cristãos na produção. Na mais óbvia delas, Neo (Keanu Reeves) morre, ressuscita e ascende aos céus. Jesus Cristo? Pode apostar que sim.

O primeiro passo que você deve tomar para abandonar de vez a matrix é parar de se depreciar. Você não é menor do que nenhuma outra pessoa, e isso não te torna uma vítima. Procure resultados ciente de que você tem tanta capacidade quanto os demais.

Deus dos sonhos
O nome Morpheus por sua vez é uma referência ao Deus do sonho na mitologia grega, que tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas. Morpheus no filme é quem faz Neo despertar de Matrix, contando toda verdade sobre o mundo real.

O longa ainda explica que aparições como anjos, lobisomens, vampiros, alienígenas e outras não passam de falhas na Matrix, ou seja, erros que o sistema acaba gerando enquanto tenta mudar algum elemento em seu código.

Pode-se definir a Matrix como um modelo clínico e visual que auxilia na discriminação de pensamentos, sentimentos, valores e ação comprometida, processos propostos pela Terapia de Aceitação e Compromisso (Acceptence and Commitment Therapy – ACT apresentada por Hayes, Strosahl & Wilson, 1999).

A pílula azul permitirá que você esqueça o que aconteceu e permaneça na realidade virtual da Matriz, enquanto a vermelha o libertará dela e o conduzirá ao mundo real. Matrix é o filme mais filosófico já feito: cada passo de seu enredo acelerado pode ser conectado a algum problema filosófico.

Mito da Caverna visto nos dias de hoje
Trazendo a Alegoria da Caverna para o nosso tempo, podemos dizer que o ser humano tem regredido constantemente, a ponto de estar, cada vez mais, vivendo como um prisioneiro da caverna, apesar de toda a informação e todo o conhecimento que temos a nossa disposição.